Dia 14 de setembro há Porto Pride: “Vem dar cor à cidade!”

O Orgulho LGBTI continua espalhar-se por eventos de celebração do Pride um pouco por todo Portugal. Na antecipação do anúncio do país que irá receber o EuroPride em 2022, cuja candidatura portuguesa foi apresentada pela Associação Variações e que conta com o apoio da ILGA Portugal e do Governo Português, irá acontecer a 14 de setembro o Porto Pride na Praça D. João I da cidade invicta.

Uma semana antes de sabermos que país irá receber em 2022 o EuroPride, a cidade do Porto irá mostrar as suas orgulhosas cores, até porque, como nos explicou a produtora Leonor Rodrigues, “o Porto Pride será o último evento que o júri poderá acompanhar antes de tomarem a sua decisão.” E a organização aposta forte neste novo evento do Orgulho LGBTI nacional: “Acreditamos que, se apresentarmos o Porto na sua melhor forma, Portugal terá ótimas hipóteses de conseguir a nomeação.

Este será um evento de celebração da cidade do Porto, de quem aqui vive e trabalha ou simplesmente quem a visita.” Para tal, o Porto Pride pretende “envolver pessoas, instituições e espaços na construção deste evento“, criando com elas “o entusiasmo e orgulho por fazerem parte desta “maratona”” até ao anúncio do vencedor.

Porto Pride no Facebook

Tal como o Arraial Lisboa Pride é apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa, o Porto Pride contará igualmente com a ajuda da congénere portuense. As Marchas e os Prides que começam a popular um pouco por todo o país são um claro sinal de que o Orgulho LGBTI “está finalmente em cima da mesa e não escondido num armário.” O apoio da Câmara Municipal do Porto é visto pela organização como “prova de que as coisas estão a caminhar na direção certa“, criando especial impacto “quando estas celebrações passam a fazer parte do cenário da cidade.

E depois de 2019? Depois do anúncio do país que irá acolher o EuroPride 2022? Leonor Rodrigues não deixa espaço para dúvidas: “queremos que este evento se repita pelo futuro fora! E bem depois de 2022!

Ainda que a programação esteja fechada “a sete chaves“, podemos desde já avançar que no Porto Pride haverá “debates sobre temas bastante oportunos para os dias de hoje, muita música e muitas atividades para as pessoas mais novas, para as famílias e para as pessoas séniores que são muitas vezes esquecidas. Vai ser um dia muito especial!

Não percam todas as atualizações sobre o evento na Página oficial do Porto Pride no Facebook e vejam agora um teaser para aguçar-vos o Orgulho…


Atualização 12 de setembro:

Aqui está a programação completa do Porto Pride, não faltem! 🏳️‍🌈

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok: @pedrojdoc

Exit mobile version
%%footer%%