Galeria: O Pride ao longo das décadas

Duas mulheres abraçam-se durante a Marcha do Orgulho em Nova Iorque, 1982.

A defesa e conquista dos direitos das pessoas LGBTI tem conseguido alcançar notáveis marcos nos últimos anos um pouco por todo o mundo, mas foram necessárias décadas e décadas de árduo trabalho para a nossa sociedade chegar ao ponto em que estamos hoje em dia.

A primeira Marcha do Orgulho LGBTI em Nova Iorque ocorreu em 1970, um ano após os motins de Stonewall que são considerados o ponto de partida para o movimento moderno dos direitos das pessoas LGBTI. E enquanto o significado ou “propósito” do Orgulho pode ter mudado ao longo dos anos, dependendo do clima político e social da época, a visibilidade das pessoas LGBTI, as suas identidades e os seus relacionamentos sempre estiveram no centro do Pride como contraponto à vergonha e ao armário.

Importa pois (re)conhecer as pessoas que marcharam em nome de uma causa, de uma liberdade que agora temos a possibilidade de viver, um pouco mais livres.

[clicar nas imagens para as ver no formato original e respetivas legendas]

Fonte: Huffington Post.

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%