
A defesa e conquista dos direitos das pessoas LGBTI tem conseguido alcançar notáveis marcos nos últimos anos um pouco por todo o mundo, mas foram necessárias décadas e décadas de árduo trabalho para a nossa sociedade chegar ao ponto em que estamos hoje em dia.
A primeira Marcha do Orgulho LGBTI em Nova Iorque ocorreu em 1970, um ano após os motins de Stonewall que são considerados o ponto de partida para o movimento moderno dos direitos das pessoas LGBTI. E enquanto o significado ou “propósito” do Orgulho pode ter mudado ao longo dos anos, dependendo do clima político e social da época, a visibilidade das pessoas LGBTI, as suas identidades e os seus relacionamentos sempre estiveram no centro do Pride como contraponto à vergonha e ao armário.
Importa pois (re)conhecer as pessoas que marcharam em nome de uma causa, de uma liberdade que agora temos a possibilidade de viver, um pouco mais livres.
[clicar nas imagens para as ver no formato original e respetivas legendas]
Vista da grande multidão, alguns dos quais seguram cartazes e faixas feitas à mão, participando na Marcha do Orgulho LGBT no bairro de Back Bay em Boston, em 1970. Um participante num encontro do Orgulho LGBT em Golden Gate Park, São Francisco, Califórnia, em 1972. Um grupo liderado por várias pessoas que carregam um cartaz com as letras “It’s Time! National Gay Task Force”, marcha na Sexta Avenida durante a Marcha do Orgulho LGBT anual em Nova Iorque a 29 de junho de 1975. Casais abraçam-se e beijam-se em Central Park depois de uma Marcha do Orgulho LGBT, Nova Iorque, 26 de junho de 1975. Ativista pelos direitos LGBT com cartaz em que se lê: “Nem todos os rapazes sonham em ser marinheiros” durante uma Marcha em Nova Iorque. Um grupo de homens em cima de um JEEP na Quinta Avenida durante a Marcha em Nova Iorque, 1980. Marcha do Orgulho em Nova Iorque, 1980. ‘Lesbian Liberation’ na Marcha do Orgulho em Londres, 1980. Marcha do Orgulho em Boston, 1981. Pais Gays participam na Marcha do Orgulho na esquina da Christopher Street com a Sétima Avenida em Nova Iorque em junho de 1982. Um grupo de homens participa na Marcha do Orgulho em Nova Iorque, junho de 1982. Membros da comunidade judaica reúnem-se no Dia do Orgulho Gay em Nova Iorque, junho de 1982. Duas mulheres abraçam-se durante a Marcha do Orgulho em Nova Iorque, 1982. Homens e mulheres apresentam cartazes durante a Marcha em Nova Iorque, junho de 1984. Dois homens observam a Marcha do Orgulho em Nova Iorque, junho de 1984. Londres, 1985. ‘Dykes’, Londres, 1985. Danças na rua durante a Marcha do Orgulho em Nova Iorque, junho de 1986. Membros do movimento ‘People With AIDS’ carregam uma faixa durante a Marcha do Orgulho em Nova Iorque, junho de 1986. Participantes marcham atrás de uma faixa onde se lê “G.L.P.C., Gay & Lesbian Physicians of Chicago” durante a Marcha do Orgulho de Chicago, 28 de junho de 1987. Marcha do Orgulho LGBT de Hollywood, Califórnia, 1988. Duas mulheres com cartazes em que se lê “Esposa” na Marcha do Orgulho a 25 de junho de 1989 em Greenwich Village, em Manhattan, onde se comemorou o 20º aniversário dos motins de Stonewall.
Fonte: Huffington Post.