É esta a candidatura portuguesa ao EuroPride 2022: “Beyond Proud”

Foram hoje divulgadas as candidaturas ao EuroPride 2022. Barcelona, Belgrado, Dublin e Maspalomas concorrem com Portugal que aposta num programa único de seis dias, duas cidades e um destino: “Beyond Proud”.

Portugal propõe-se assim a realizar o EuroPride 2022 Portugal entre os dias 19 a 24 de setembro de 2022, com a “Conferência pelos Direitos Humanos” a abrir a noite de estreia no Porto. A EuroPride Village em Lisboa receberá visitantes na tarde de quinta-feira, 22 de setembro, com uma festa nessa noite. Haverá igualmente ofertas especiais ferroviárias que facilitarão a viagem de 2,5 horas entre o Porto e Lisboa durante a semana. O EuroPride culminará com a marcha no sábado, 24 de setembro, pela Avenida da Liberdade e que irá desembocar na cerimónia de encerramento, tal como no concerto principal na Praça do Comércio.

Ambas as cidades contarão com o Espaço EuroPride, próximos dos locais oficiais do evento. Abertos durante toda a semana, nestes espaços poderão ser vistas exposições educacionais e os mesmos estarão disponíveis para recepções e apresentações, tal como para grupos que desejem organizar reuniões e workshops. Além disso, as empresas e instituições artísticas de ambas as cidades serão envolvidas no desenvolvimento de uma agenda social e cultural relacionada ao EuroPride para acompanhar os eventos políticos.

A candidatura portuguesa está a cargo da Associação ILGA Portugal, da Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI e da rede ex aequo – Associação de Jovens LGBTI e Apoiantes, com o apoio do Governo e foi recebida pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Argumenta na sua proposta que, “desde o fim da ditadura de Portugal em 1974, o país fez um progresso acelerado nos direitos LGBTI. Como resultado, em 2019, Portugal ficou em 7º lugar no ILGA Europe’s Rainbow Map.” No entanto, Portugal permanece na cauda dos países da OCDE na aceitação social das comunidades LGBTI. “Estigma, discriminação e isolamento continuam sendo a realidade de muitas pessoas“, conclui.

Jovens
Haverá um encontro de jovens no fim de semana que antecede o EuroPride organizado pela rede ex aequo. Os eventos públicos do EuroPride 2022 Portugal, incluindo a “Conferência pelos Direitos Humanos”, serão de entrada livre. Além disso, serão criadas condições para estadia de estudantes a fim de tornar a participação jovem uma prioridade do evento.

Conferência pelos Direitos Humanos
O EuroPride irá abrir no Porto com a “Conferência pelos Direitos Humanos”. A conferência, que decorrerá durante três dias, irá apresentar palestras, painéis de discussão, mesas redondas, apresentações informativas e workshops práticos. A conferência será conduzida por profissional da televisão portuguesa e será seguida por repórteres especializados em temas LGBTI que participarão nos workshops e receberão as principais mensagens partilhadas. Temas como a Fé, pessoas refugiadas, jovens LGBTI, saúde mental, desporto inclusivo e economia serão alguns dos focos de discussão.

Sociedade Civil
O EuroPride 2022 pretende cria oportunidades e mobilizar o ativismo permitindo que o maior número possível de partes interessadas se junte às suas próprias iniciativas. Nomeadamente, o Conselho Consultivo da Sociedade Civil organizará eventos políticos, culturais, sociais e desportivos que complementem o calendário oficial.

Turismo
Famoso pelo seu clima quente e calorosa recepção, Portugal está entre os 20 países mais visitados do mundo, recebendo uma média de 13 milhões de turistas por ano. Classificado entre os cinco países mais pacíficos do mundo, Portugal também empatou em 1º lugar no Spartacus Gay Travel Index de 2019. Enquanto a necessidade de uma maior aceitação social LGBTI e igualdade jurídica é premente, a abertura a visitantes e uma cultura de respeito significam que Portugal permanece entre os lugares mais seguros e acolhedores para viajantes LGBTI.

Calendário

Calendário proposto para o EuroPride 2022 Portugal

Apoios
Sociedade Civil
AMPLOS; Rumos Novos – Católicas e Católicos LGBT; Coletivo Zanele Muholi de Lésbicas e Bissexuais Negras; Grupo de Ativistas em Tratamentos/CheckpointLx; Associação para o Planeamento da Família;
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; Associação Plano i/Centro GIS; Casa Qui; Associação Cultural Janela Indiscreta (Queer Lisboa Film Festival); BJWHF/One Club Fits All; It Gets Better Portugal; Somos Blergh; Alluma; Academia Cidadã; Lisbon Bear Pride; LGBTI Viseu; FNAJ.
– Governo e Entidades Públicas
Rosa Monteiro; Ana Mendes Godinho; Teresa Fragoso, Luís Araújo;
Vítor Costa.
– Figuras Públicas
Catarina Marcelino; Alexandre Quintanilha; Richard Zimler; Francisco Guerreiro.
– Negócios
João Soares.
– Cultura e Educação
AcessoCultura; Centro Nacional de Cultura Universidade Nova de Lisboa.

O anúncio da candidatura vencedora será revelado no dia 21 de setembro e o Porto Pride irá marcar a contagem decrescente portuguesa promentendo dar cor à cidade invicta!

Poderão ler na íntegra (e em Inglês) a candidatura portuguesa ao EuroPride 2022 em PDF.


Atualização 21 de setembro:

O vídeo promocional da candidatura foi lançado, vejam:

Nova atualização:

Belgrado venceu, parabéns!

3 comentários

  1. Mais uma vez a descentralização de Lisboa vai para o Porto 😩! Outras cidades podiam perfeitamente receber eventos, como por exemplo, Braga a norte! Assim fica destacada Lisboa, a maior cidade e mais liberal de Portugal na zona centro! O Sul fica esquecido ou ignorado! A maior cidade do sul, Setúbal, não podia receber nenhuma parte do Europride? Ou outra cidade sulista, como Santarém, Faro, Évora, Beja ou Portalegre???

Deixa uma resposta