O Orgulho de Halle na Alta Saxónia

Ser um estranho num lugar estranho não é tarefa fácil. Não perceber a língua e não ter amigos não facilita. Mas devido a uma oportunidade profissional vi-me obrigado a iniciar uma aventura de ano e meio em Halle, a maior cidade do estado da Alta Saxónia, a vinte minutos de Leipzig e pouco mais de uma hora de Berlim. Não deixa de ser curioso que uma semana depois de chegar aconteça o Christopher Street Day em Halle.

A (antiga) Alemanha de Leste tem a fama de votar mais à esquerda mas a realidade é que aqui, tal como no resto da Alemanha, os partidos mais conservadores têm ganho cada vez mais terreno à esquerda, tendo a extrema-direita, na forma da AfD, ficado em segundo (!!!) lugar nas eleições estatais de 2016. Feito que se repetiu na semana passada na cidade vizinha de Leipzig.

É nestas alturas que vemos os nossos direitos – adquiridos ao longo de décadas com sangue e lágrimas – totalmente ameaçados que é importante tomar as ruas e mostrar que não vamos baixar os braços. E foi exatamente o que a população de Halle fez. Para uma cidade pequena a demonstração do CSD foi mais que visível e sonora, com jovens adolescentes a terem maior representatividade. Muitos acompanhados pelos amigos, outros tantos pelos pais. E muitas famílias com crianças ao colo. E que depois da Marcha ocuparam a praça principal da cidade para uma feira de visibilidade.

Posso ainda estar muito longe de me sentir confortável aqui. Mas pelo menos sei que estou seguro. Já é parte da viagem.


Deixa uma resposta