Os 10 filmes LGBTI de maior sucesso

Tem havido um aumento significativo nos lançamentos dos principais filmes com foco na temática LGBTI, muitos dos quais receberam elogios da crítica e ganharam indicações para o Oscar, Globos de Ouro e prémios de maior prestígio.

Parece que o público está, aos poucos, mais disposto a ver histórias sobre personagens LGBTI representadas no grande ecrã, já que filmes como Bohemian Rhapsody e Rocketman já arrecadaram para cima de centenas de milhões de dólares nas bilheterias mundiais. Aqui apresentamos os 10 filmes com maior bilheteria na história que têm narrativas ou personagens LGBTI:

10. The Favourite (2018)

Bilheteira: $95 milhões

Situado no início do século XVIII, quando a Inglaterra e a França estavam em guerra, o filme segue a vida da rainha Anne (Olivia Colman, vencedora do Oscar pelo seu papel) e da sua amiga mais próxima, Lady Sarah (Rachel Weisz), que governa o país em seu lugar. Mas a chegada da prima de Sarah, Abigail Masham (Emma Stone), que passou por momentos difíceis, promete caos na monarquia quando as duas mulheres começam a lutar pelo seu lugar como a mulher e companheira da rainha Anne. O filme recebeu aplausos universais e foi indicado a dez Oscars no 91º Oscar, incluindo Melhor Filme.

9. The Hours (2002)

Bilheteira: $108 milhões

Meryl Streep, Nicole Kidman e Julianne Moore dão corpo a três gerações de mulheres que são pessoalmente afetadas pelo romance de Virginia Woolf, Mrs. Dalloway; Streep, como Clarissa Vaughan, uma mulher numa relação lésbica e que prepara uma festa para seu amigo atingido pelo VIH/SIDA (Ed Harris), Moore como uma infeliz dona de casa dos anos 50 e Kidman como Woolf na Inglaterra dos anos 1920. O filme recebeu nove indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e uma vitória de Kidman para Melhor Atriz.

8. The Talented Mr. Ripley (1999)

Bilheteira: 129$ milhões

Tom Ripley (Matt Damon) possui um dom incomum: é capaz de imitar, com perfeição, a assinatura, a voz, o modo de se mexer de uma pessoa. Graças a um casaco, conhece o empresário Herbert Greenleaf, que lhe oferece mil dólares para ir à Europa trazer de volta o seu filho, Dickie (Jude Law). Ripley aceita a oferta e termina por desfrutar da boa vida e da amizade de Dickie e da sua namorada Marge (Gwyneth Paltrow), tornando-se hóspede de ambos. A obsessão que Tom começa a sentir por Dickie leva-o para uma cruzada sentimental e espiral destrutiva. Este tornou-se num filme clássico dentro do público amante de cinema.

7. Alexander (2004)

Bilheteira: $167 Milhões

O épico de guerra Alexander teve Colin Farrell como protagonista ao lado de Angelina Jolie, Val Kilmer, Anthony Hopins, Jared Leto e Rosario Dawson. O filme foca-se na ascensão de Alexander, o seu relacionamento com sua esposa Roxana (Dawson) e com o seu amigo de infância Hephaiston (Leto). Embora esteja em sétimo lugar na lista, foi considerado um fracasso financeiro devido ao seu orçamento de 155 milhões de dólares.

6. Brokeback Mountain (2005)

Bilheteira: $178 Milhões

O célebre romance, Brokeback Mountain, contou com Jake Gyllenhaal e o falecido Heath Ledger como amantes cowboys no oeste americano nos anos 1960. O filme tornou-se num sucesso da crítica e também comercial quando foi lançado em 2005 e ganhou três Oscars, incluindo Melhor Diretor e Melhor Guião Adaptado. Perdeu na categoria de Melhor Filme e esta foi considerada uma das piores decisões da história dos Oscars.

5. The Birdcage (1996)

Bilheteira: $185 Milhões

O falecido Robin Williams interpretou Armand Goldman, o dono de um clube de dragões chamado The Birdcage. Quando o seu filho Val (Futterman) anuncia o seu noivado com uma jovem Barbara (Flockhart), Armand é forçado a voltar ao armário e finge ser heterossexual para satisfazer os pais republicanos ultraconservadores de Barbara. Após o lançamento, o filme foi elogiado pelo GLAAD por “ir além dos estereótipos para ver a profundidade e a humanidade das personagens”.

4. Rocketman (2019)

Bilheteira: $186 Milhões

Com Taron Egerton como o icónico cantor e compositor britânico Elton John, o musical Rocketman combina a narrativa biográfica tradicional com sequências fantásticas, com canções de algumas das músicas mais famosas de Elton. Historicamente, tornou-se a primeira grande produção de Hollywood a incluir uma cena gay de sexo masculino, e até agora arrecadou mais de 186 milhões de dólares nas bilheterias até agora.

3. Philadelphia (1993)

Bilheteira: $206 Milhões

Tom Hanks ganhou o seu primeiro de dois Oscars pelo seu papel em Filadélfia como Andrew “Andy” Beckett, um homem gay armariado que esconde ser seropositivo aos seus colegas de trabalho num prestigiado escritório de advocacia. O filme é conhecido por ser um dos primeiros filmes mainstream de Hollywood a reconhecer a epidemia do VIH/SIDA, a homossexualidade e a homofobia. Foi um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 200 milhões de dólares. Ajustado pela inflação, seria o segundo filme LGBTI com maior bilheteria na história.

2. The Imitation Game (2014)

Bilheteira: $234 Milhões

Baseado na vida do criptoanalista britânico Alan Turing, The Imitation Game tornou-se num enorme sucesso nas bilheterias e foi elogiado pelo desempenho de Benedict Cumberbatch. Ele ganhou oito nomeações para os Oscars (e venceu o de Melhor Argumento Adaptado). Embora tenha sido elogiado por trazer o legado de Turing para um público mais amplo, o filme foi também fortemente criticado por subestimar a sua homossexualidade e a sua condenação.

1. Bohemian Rhapsody (2018)

Bilheteira: $903 Milhões

Quando foi anunciado que o filme que contaria a história da lendária banda de rock Queen e do seu icónico vocalista Freddie Mercury finalmente seria feito, fãs ficaram naturalmente preocupados se o filme contaria a história de forma correcta. Felizmente, na maior parte, o filme cumpriu sua promessa, mas não se livrou das críticas sobre a forma como a sexualidade de Freddie foi apresentada. Apesar disso, tornou-se a biografia de maior sucesso na bilheteria, com mais de 900 milhões de dólares, garantindo assim seu lugar como o filme LGBTI de maior sucesso financeiro de todos os tempos.

Apesar de algumas lacunas, como Moonlight que, embora tenha ganho o Oscar para melhor filme, ou o excelente Carol, não chegaram a render o suficiente para serem mencionados no Top10, como se pode ver pela lista, a representação de histórias sobre mulheres ainda é escassa, num desequilíbrio que apenas espelha a invisibilidade das mesmas na sociedade. A questão da representatividade também pode ser aqui invocada, dado que a esmagadora maioria destes atores e atrizes não são LGBTI. Mas esperemos que estes casos de sucesso possam trazer mais filmes feitos com e por artistas LGBTI.

Fonte: Gay Times.


Exit mobile version
%%footer%%