Turismo: Portugal reforça posição entre os melhores do mundo para viajantes LGBTI

No início de 2019, Portugal foi nomeado como o destino mais gay-friendly pelo Spartacus Gay Travel Index e o Turismo de Portugal estima que o país receba, anualmente, cerca de dois milhões de hóspedes LGBTI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero e Intersexo. O ano de 2019 ainda não terminou e o país recebeu três novas nomeações.

Portugal é o segundo país mais seguro para viajantes LGBTI!
Um novo estudo produzido pelo site de viagens Asher & Lyric criou o LGBTI Danger Index; um ranking dos 150 países com o maior número de turistas internacionais com base na segurança para as pessoas da comunidade.
O estudo constatou que o pódio dos países mais seguros para as pessoas LGBTI visitarem é liderado pela Noruega, seguida de Portugal em segundo lugar e Bélgica em terceiro. Esses foram, inclusive, os únicos três países a receber um nível de segurança de grau A.

O estudo analisou oito fatores, incluindo direitos ao casamento entre pessoas do mesmo género, proteção laboral, proteção contra discriminação, criminalização da violência, reconhecimento de adoção a casais do mesmo género e leis de propaganda/moralidade.

Lisboa é a quinta cidade mais Gay Friendly da Europa.
O website Hotels for Gays nomeou a cidade de Lisboa como a quinta mais Gay Friendly da Europa, ficando à frente da capital espanhola, Madrid, e de cidades como Bruxelas, Roma, Copenhaga ou Paris.

The Late Birds Lisbon na lista Top 10 dos melhores Hotéis Gay Europa.
Também o Hotels for Gays, que compila mais de 250 referências na Europa de hotéis Gay-Friendly, colocou pela primeira mês um hotel português no TOP 10 dos melhores hotéis da Europa. O The Late Birds Lisbon é um Gay Urban Resort situado no Centro de Lisboa, em pleno Bairro Alto e foi a primeira unidade de alojamento a surgir na cidade direccionada para o público gay em 2016. O seu conceito boutique e de pequena dimensão é reconhecido como uma das melhores referências no mercado gay nacional. Foi também um dos impulsionadores da criação da Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal em 2018.

Proudly Portugal – Promover Portugal como destino LGBTI
A campanha #ProudlyPortugal nasce da iniciativa da Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal e será lançada na próxima semana.
Um projeto que pretende empreender ações específicas de promoção de Portugal enquanto destino turístico para a comunidade LGBTI, veiculadas através de canais digitais e média. O objetivo é reflectir a expressividade da comunidade LGBTI portuguesa, o seu dinamismo e, sobretudo, o espírito de hospitalidade e acolhimento característicos da sociedade portuguesa.

A campanha #ProudlyPortugal propõe-se impulsionar o crescimento sustentado dos agentes económicos, dedicados ao mercado LGBTI, através da promoção de negócios e investimentos, nomeadamente na área do turismo.

Este projecto será um marco de concretização de um dos pontos estratégicos na Estratégia de Turismo para a década 2027, bem como o concretizar de um dos pontos do Programa do XXII Governo Constitucional.



Fontes: Associação Variações e Imagem.