Novo nome, nova sonoridade: Nuno Freitas lança Swimming Pool

Três anos depois de uma primeira conversa com Nøun, o artista madeirense apresenta-se hoje como Nuno Freitas. Desde então fez a sua saída de armário dias antes de atuar no Funchal Pride em que voltámos a falar sobre as suas influências e histórias que o motivaram a seguir em frente. E é nesse futuro que voltamos agora a falar brevemente com o Nuno, no dia em que apresenta um novo single, Swimming Pool. Uma canção que serve de convite a entrar no seu mundo. Assim seja:

Dois anos depois do teu coming out quem é o Nuno Freitas que hoje se apresenta com um novo projeto?

O Nuno Freitas que se apresenta hoje é o mesmo Nuno de sempre. Talvez ainda mais empolgado e impaciente que antes, mas igualmente apaixonado e ambicioso.

Pode dizer-se que este é um novo passo no teu percurso? Um novo nome, um novo caminho?

Certamente. Mudar o meu nome artístico para o meu nome verdadeiro foi uma decisão difícil, mas necessária. Por muito que gostasse que o meu nome artístico fosse apenas “Noun” ou “Nuno” a verdade é que nenhuma dessas opções permitia que as pessoas conseguissem encontrar-me facilmente nas redes sociais. E nos dias de hoje, não existir nas redes sociais é quase o mesmo que não existir no mundo físico – pelo menos de um ponto de vista comercial/artístico. Então era uma questão de tempo até arranjar um nome mais adequado ou pelo menos mais fácil de ser encontrado.

O que te impulsiona para seguir em frente?

O que mais me impulsiona para seguir em frente são, sem dúvida, as pessoas que ouvem e partilham a minha música. Afinal são elas que, no final do dia, têm o poder de determinar o meu sucesso (ou fracasso) como artista.

Esta nova canção, Swimming Pool, o que representa para ti?

Esta canção para mim representa um “batismo” – uma imersão num mundo de novas experiências e possibilidades, e uma oportunidade de mostrar aos meus ouvintes uma sonoridade diferente daquela esperada de mim.

E, para terminar, o que aí vem?

Durante os próximos meses pretendo lançar vários singles, aumentar o meu número de seguidores nas redes sociais e apostar em mais atuações ao vivo, incluído, quem sabe, Portugal Continental e Ilhas. Por falar nisso. Pedro, ouvi dizer que talvez conheças uma pessoa ou outra responsáveis pelo Arraial Pride, é verdade? Adorava visitar Lisboa em Junho. If you know what I mean. Wink-wink.


Swimming Pool está disponível nas várias plataformas de streaming. Oiçam no Spotify já de seguida:

O tema Swimming Pool esteve em destaque no Podcast Dar Voz A esQrever, oiçam!