Vamos falar do Feminismo?

Atualmente, o feminismo tem sido um tema a ser falado e, de certa forma, discutido. Seja entre os mais novos ou os mais velhos, as opiniões são várias relativamente a este tema. Se uns concordam com o feminismo, porque sentem que a igualdade de género é algo importante a ser alcançado, outros refutam-no afirmando que o feminismo é igualável ao machismo e a ideia que sucede é que as mulheres querem superioridade perante os homens.

Segundo a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, “os feminismos são movimentos de inquietações, indignações, reflexões, partilhas de saberes e de seres, que lutam pela promoção dos direitos humanos das mulheres e pela igualdade nas mais diversas esferas das vidas.”

Feminismo, como fora referido anteriormente, consiste na defesa dos direitos das mulheres, Direitos estes, que muitas vezes foram negados das mais diversas formas e, atualmente, em determinados países, culturas e religiões ainda continuam a ser negados. A ideia que o feminismo consiste num movimento para inferiorizar os homens é descabida.

Vamos voltar atrás na história para compreendermos a importância do feminismo. Há uns anos, as mulheres eram subordinadas aos lares, passavam o dia a cuidar da casa, a cozinhar, a cuidar dos filhos, no fundo a serem as típicas “donas de casa”. Frequentar o ensino, também não era uma prioridade e para algumas mulheres nem era opção, porque afinal de contas, “quem ia à escola eram os homens”. Exceto se reunissem boas condições financeiras e pertencessem a famílias prestigiadas, mas mesmo assim o quarto ano já era suficiente. Votar, também não era opção para as mulheres. Se alguma vez fazia sentido dar voz e poder de escolha a uma mulher. Os salários, que ainda hoje em dia são diferentes, eram atribuídos aos indivíduos de forma distintas consoante o seu género. E claro como seria de esperar, as mulheres ganhavam menos que os homens. E muitas foram as que tiveram que lutar por um lugar no mercado de trabalho. Os cargos de direção também não eram para mulheres. Se refletirmos, atualmente, ainda existem poucas mulheres que assumem cargos de direção e outrora ainda eram consideravelmente menos.

Em suma, como estas situações, em que os diretos das mulheres eram violados, existem muitas mais e é importante saber identificá-las. O mais grave é que embora tenha utilizado a expressão “vamos voltar a trás na história”, a realidade que fora descrita anteriormente ainda é uma realidade para muitas mulheres hoje em dia. 

Desta forma, é fundamental que o conceito feminismo seja compreendido de forma correta, pois ajudar-nos-á enquanto sociedade, a evoluir e a assegurar a igualdade de género. O feminismo trata-se de dar as mesmas oportunidades, responsabilidades e direitos às mulheres porque sim! Uma mulher pode ter tanto sucesso como um homem, basta trabalhar para o alcançar!

Fonte: arteref.


O Feminismo esteve em destaque no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈, oiçam:

Por Carolina Vale Santos

É natural de Santarém. Atualmente, frequenta o mestrado de Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. É Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. É formada em géneros e sexualidade em contexto de intervenção social. Tem formação em cuidados paliativos pediátricos. Tem formação específica em crianças e jovens vitimas de crime. Escreve artigos de opinião. É ativista dos direitos humanos. Participou na 13° Escola Ex Aequo da Rede Ex Aequo, no qual foi aprovada na formação do projeto Educação LGBT. Realizou vários estágios, sendo o primeiro estágio num Centro de dia, o segundo estágio foi num Gabinete de Ação Social, o terceiro estagio foi realizado numa Unidade de Cuidados Continuados e o quarto estágio foi realizado numa ONG com projetos nacionais e projetos a nível internacional. As suas principais áreas de interesse são intervenção social, géneros e sexualidade, violência doméstica, violência no namoro, racismo, igualdade de género, comunicação e ensino e formação.

Exit mobile version
%%footer%%