Em plena pandemia do coronavírus ILGA Portugal mantém rede de serviços e apoios essenciais à população LGBTI

Não estás sozinh@, continuamos aqui para ti! 🌈

Apesar de saber que o Centro LGBT e os serviços prestados pela ILGA Portugal são fundamentais para combater o isolamento estrutural a que está tantas vezes sujeita a população LGBTI, a associação está consciente do risco que o COVID-19 representa para a saúde pública e do papel fundamental que as medidas de contingência desempenham na redução e abrandamento da transmissão/propagação deste vírus.

Como tal, a direção da ILGA Portugal, em conjunto com staff, pessoas voluntárias coordenadoras e demais órgãos sociais da Associação informam do seguinte:

– O Centro LGBT está encerrado e até nota em contrário;

– A Linha LGBT irá manter o funcionamento exclusivamente por chamada telefónica, suspendendo-se o contacto por skype, whatsapp, redes sociais e mIRC. O horário manter-se-á igual, de quarta-feira a sábado, das 20h00 às 23h00, através dos seguintes contactos: 218 873 922 ou 969 239 229;

– As sessões dos Grupos de Encontro e Partilha passarão a ser semanais e num formato virtual. Para mais informações sobre sessões enviar email para centro@ilga-portugal.pt ou consultar o respetivo evento no separador “eventos” na página de facebook do Centro LGBT.

– As atividades dos Grupos de Interesse (Coro CoLeGaS, MOVE-Desporto, ILGA-te à Leitura e ILGA Pets), do Centro de Documentação Gonçalo Diniz e as atividades dinamizadas por outras associações e coletivos no Centro LGBT estão igualmente suspensas e até nota em contrário.

– Os diversos serviços da associação, nomeadamente o Serviço de Apoio Psicológico, Serviço de Apoio à Vítima, o Serviço de Integração Social e o Serviço de Apoio Jurídico funcionarão pelo 927 247 468 e por atendimento digital:

– Deve ser privilegiado o contacto com a ILGA Portugal pelo email e telefone (ilga@ilga-portugal.pt ou 969 367 005) em detrimento de contactos feitos pelas redes sociais.

Relembra a associação que, infelizmente, a capacidade de resposta da mesma poderá não ser imediata e que durante uma crise/isolamento, é normal sentir tristeza, ansiedade, confusão, medo ou zanga. Um dos conselhos dado é limitar o acesso a notícias que possam perturbar, acompanhando a situação junto de fontes fidedignas e oficiais, nomeadamente o Ministério da Saúde.


Há, pois, que saber desligar e – porque não? – ocupar o tempo com algumas das sugestões que temos de séries Queer para todos os gostos ou ouvir o mais recente episódio do nosso Podcast dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈. Temos ainda mais sugestões aqui, oiçam!

A manutenção dos serviços da ILGA Portugal voltou a estar em destaque no episódio da segunda semana de quarentena do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈, oiçam: