Terceira semana em quarentena e a necessidade de aliviar o peso deste momento traumático da pandemia é cada vez maior. Por isso, para além do nosso Dar Voz a esQrever 🎙🏳️🌈 (já ouviram o último?) decidimos compilar alguns dos nossos podcasts favoritos, em português e não só, LGBTI, mas não só. A maior parte tem-se debruçado nesta praga social do isolamento e oferece conforto e algumas soluções. Por isso ouçam e abusem deles, porque toda a companhia é pouca. Força e #FiquemEmCasa!
Quatro homens gay australianos discutem temas da atualidade mundial e têm-se incidido na COVID-19 e na forma como isso está a afectar especificamente a comunidade LGBT e pessoas queer, com a presença de um médico convidado a responder a perguntas mais prementes.
Um homem gay e um homem não-gay, ambos locutores de rádio britânicos, têm também pegado na forma como o COVID-19 está a afectar a saúde mental de pessoas LGBT.
O famoso jornalista Dan Savage tem este podcast sobre relacionamentos e sexualidade em que responde semanalmente a perguntas do público. Também se tem debruçado sobre a pandemia com informação valiosa de médicos.
A Alaska e a Willam continuam fazer serviço público em tempo de quarentena e a gravar semanalmente dois episódios, um sobre o novo episódio de RuPaul’s Drag Race e outro de notícias, fofocas e humor. Mesmo o que precisamos!
O ator Dax Shepard, um dos podcasters mais famosos do momento, tem dado semanalmente espaço à sua colaboradora Monica Padman, mulher não-branca heterossexual e aversa a relacionamentos, e ao seu melhor amigo Jess Rowland, homem branco homossexual com excesso de relacionamentos (quase sempre fugazes) e como ambos têm mais em comum do que pensam. Têm dado também imenso destaque à pandemia com conselhos de médicos convidados.
Os quatro YouTubers famosos, incluindo a crush eterna Eugene Lee Yang – que teve um dos coming outs mais belos de sempre, em formato podcast têm arranjado formas bem divertidas de passar tempo em casa enquanto a quarentena não passa.
Cospe ou Engole
Este podcast em português do Brasil não tem vindo a atualizar episódios em tempos de Coronavirus mas vale muito a pena ouvir este grupo de homens e mulheres brasileiros falarem de sexualidade abertamente e sem pudor. Para agora dá muito jeito ir ouvir o episódio de Sex Toys.
Santíssima Trindade das Perucas
Drag Queens brasileiras têm aproveitado a pandemia e o isolamento social para contarem as suas histórias de vida a crescer no Brasil enquanto pessoas não heternormativas.
Mais um podcast vindo do Brasil (e também de Portugal) onde o tema da semana é também o RuPaul’s Drag Race. Se acompanham a nova temporada os episódios são emitidos ao vivo à meia-noite de Terça-Feira.
How to Be a Girl é um podcast sobre a vida de uma mãe com a jovem filha trans e como ambas tentam descobrir juntas o que significa ser rapariga.
O comediante Hugo Van Der Ding continua a fazer o seu podcast diário proveniente da rádio Antena 3, onde discute a biografia de uma pessoa famosa que morreu naquele dia específico. Sempre carregado de humor negro.
O Alegria de Viver, com o @sergiocsduarte e o @brunicles é a spin-off do projecto Jovem Conservador de Direita em que ambos deixam os alter-egos e aparvalham com o mesmo rigor e sofisticação. Essencial nestes dias.
Precisamos de falar dos discos, dos concertos, dos filmes, das notícias. Luís Oliveira, Ana Markl, Rui Miguel Abreu e Nuno Galopim precisam de falar. E precisam de que vocês ouçam. Todos os domingos, às 11 da manhã, na Antena3.
Conversas conduzidas por Bernardo Mendonça com as mais variadas personagens que contam histórias maiores do que a vida. Ou tão simples como ela pode ser.
Onde tudo começou, o nosso pontapé de saída. Tem episódio especial e informativo sobre o covid. Do Márcio Barcelos.
Podcast diário de informação do Público, do Rúben Martins e Marta Matias e Aline Flor
No meio de tantas e boas sugestões, não deixem de ouvir o nosso Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈:
2 comentários