Telenovela “Quer o destino” quebra tabu e aborda violência sexual contra homens

A telenovela “Quer o destino” desbravou esta semana um tema tabu: a violência sexual contra homens. 

A novela inclui uma personagem, o advogado Nuno, que faz uma partilha inédita de violência sexual numa telenovela nacional. Interpretado pelo ator Diogo Lopes [acima], o advogado refere que nunca teve coragem de contar que o namorado da mãe tentou abusar de si. Vitória (interpretada por Sara Barradas), que também foi vítima de violência sexual, aconselha Nuno a procurar o apoio da Quebrar o Silêncio.

Esta é uma oportunidade única para alertar o grande público para a realidade dos homens e rapazes vítimas de violência sexual”, refere Ângelo Fernandes, fundador da associação Quebrar o Silêncio. “Este é um tema tabu que muitas pessoas desconhecem sequer que acontece. Todavia, um em cada seis homens é vítima de violência sexual antes dos 18 anos. Ao ser abordado numa telenovela em horário nobre é uma plataforma poderosa para chegar a um novo público e também a outros homens e rapazes que precisem do nosso apoio.

Perfil dos homens vítimas de violência sexual

A personagem Nuno quebra o silêncio, mas também quebra estereótipos, segundo Ângelo Fernandes:

A construção do Nuno está muito bem conseguida. A escrita ajuda Nuno a representar um sobrevivente de violência sexual sem cair em ideias erradas, como por exemplo a de que todos os homens vítimas são enfraquecidos, combalidos e que consomem obrigatoriamente álcool e substâncias psicoativas como estratégia de sobrevivência. A verdade é que estes homens e rapazes são os maridos, tios, irmãos, amigos e colegas de outros homens e mulheres. Fazem parte das suas vidas e, no entanto, tal como a personagem do Nuno, sofrem em silêncio com o impacto que o abuso teve nas suas vidas, sem nunca partilhar com alguém a sua história. A maioria demora cerca de 20 a 30 anos até contar a alguém ou procurar apoio.

A partilha de Nuno e a sua história, com a ajuda de Vitória, será abordada noutros episódios da telenovela da TVI “Quer o destino”.

Fundada em 2017, a Quebrar o Silêncio registou, nos três primeiros anos, 251 pedidos de apoio de homens e rapazes vítimas de violência sexual.


Apoio para homens e rapazes vítimas de violência sexual:

Associação Quebrar o Silêncio: tlm: 910 846 589 | apoio@quebrarosilencio.pt


T5 | Ep.7 – Woman’s World: Eleições Norte-Americanas, Resistência na Hungria e Mulher! Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

  1. T5 | Ep.7 – Woman’s World: Eleições Norte-Americanas, Resistência na Hungria e Mulher!
  2. T5 | Ep.6 – Não Sei Viver Sem… Redes Sociais, Saúde Mental, Encontros Casuais e Kristen Stewart
  3. T5 | Ep.5 – Loverboy: Nuno Melo bebeu do cálice sagrado mas a Enfermeira Ratched promete cuidar bem dele

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s