Braga: ‘Festival Política’ traz consciência ambiental para o centro do debate

O Festival Política regressa a Braga para uma programação de três dias com debates, cinema, performances, música, humor, uma visita guiada e workshop tendo o Ambiente como tema central.

Com as alterações climáticas no centro das reivindicações da população mais jovem e com os poderes públicos e económicos cada vez mais pressionados para mudarem as suas políticas em prol de um desenvolvimento mais sustentável, o festival dará especial atenção ao papel da cidadania como agente de transformação, sem ignorar o impacto que a pandemia da covid-19 está a ter em todo o mundo. Em 2020 o festival tem pela primeira vez a figura do país-foco, que será o Brasil, e que estará em destaque em vários momentos da programação.

O festival decorrerá entre os dias 15 e 17 de outubro e poderão assistir aos seguintes destaques:

16 de outubro – sexta-feira
21h30
Beatriz Gosta – humor

Beatriz Gosta a solo para nos falar sobre o estado do mundo: dos direitos humanos e do feminismo ao discriminações e preconceito. Há razões para optimismo? O espectáculo será acompanhado por uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

17 de outubro – sábado
15h30

Educação menstrual e meio ambiente – workshop
Conversa sobre menstruação e o ciclo da mulher com a dra. Maria Liz Coelho, médica interna de ginecologia e obstetrícia no Hospital de Penafiel. Será também exemplificado como criar um penso sustentável.

Quantas mulheres conhece que não sabiam o que estava a acontecer quando assistiram à chegada da sua primeira menstruação, ou que passaram por uma situação constrangedora por causa disso? Nos dias de hoje, a menstruação ainda é tratada como um tabu. Desde muito cedo temos uma ideia negativa do que é a menstruação. Está na altura de mudar a negatividade do discurso Além disso, do ponto de vista ambiental, estima-se que a mulher faça uso de cerca de dez pensos descartáveis em cada ciclo menstrual, e de 10 mil a 15 mil entre a puberdade e a menopausa. Em muitos países não há reciclagem de pensos. Estes demoram até 100 anos para se decompor.

Organização: Coletivo Eufémia. Inscrição através do e-mail: coletivoeufemia@gmail.com. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa, a pedido no momento da inscrição.

21h
Sessão de cinema Portugal, Brasil, Mundo. Inclui a curta-metragem “Negrum3”, de Diego Paulino, 20’ – Brasil
Este documentário propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, identidade sexual e aspirações espaciais dos filhos da diáspora. Este será um ponto de partida para questionar o tema da visibilidade da população LGBTI negra em Portugal.

22h30 
Venga Venga – concerto
Projeto de Denny Azevedo e Ricardo Don. No cenário cultural do Brasil são conhecidos como agitadores culturais envolvendo-se, dinamizado e organizando várias atividades que refletem as questões raciais e da discriminação. Residentes em Lisboa, rapidamente se envolveram com a nova cena musical da capital lisboeta onde têm uma residência mensal num dos clubs mais icónicos da cidade, o Musicbox. Em 2019 marcaram presença no MaMA Festival&Convention, em Paris, integrados na representação oficial de Portugal como Country Focus do Festival.

Todas as atividades, salvo indicação contrária, decorrem no Centro de Juventude de Braga (rua de Santa Margarida/Pousada da Juventude). Entrada gratuita. Todos os filmes estão legendados em português. Informação completa no site do Festival Política.


Exit mobile version
%%footer%%