“2020 seria o primeiro ano da Marcha pelos Direitos das Pessoas LGBTI+ de Leiria”
Naquela que seria a estreia da cidade na celebração do Orgulho LGBTI+, a organização promove este domingo, dia 25 de outubro, um evento online onde é dada voz à comunidade.
Eis o comunicado do Movimento LGBTI Leiria:
A nossa comunidade continua na sombra no nosso distrito, não há visibilidade nem porto seguro para muitas pessoas. A população é LGBTI fóbica, as famílias são conservadoras, o trabalho e as escolas ainda são um armário, é por isto que precisamos lutar, para dar cor a Leiria, para uma sociedade que valorize a diferença, a diversidade e o amor.
Com os desafios que a pandemia trouxe a toda a sociedade e com o impacto que exerceu na comunidade LGBTI é importante reforçar e criar mecanismos de apoio à nossa comunidade e de luta pelos nossos direitos.
Celebramos o orgulho pelas vias digitais, relembramos os direitos já adquiridos e promovemos a visibilidade e a integração de todo o espectro da comunidade queer na sociedade.
Repudiamos o racismo, a xenofobia, a misoginia, o patriarcado e todas a formas de ódio que afetam as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, intersexo, assexuais e pessoas que se identificam com outras formas de orientação sexual e identidade de género.
Este evento vem simbolizar a luta que estava planeada para o passado dia 26 de setembro, a Marcha física que por motivos de pandemia foi cancelada.
Queremos abordar o ponto de situação dos nossos direitos em cada região, como foi e ainda é celebrar o orgulho, tendo em conta todas as realidades e perturbações da situação de saúde mundial e das adversidades políticas que têm impactado o país e o mundo.
O COVID atirou a comunidade LGBTI para o armário, mas recusamo-nos a ficar lá.
Junta-te a nós! Participa, vem juntar a tua voz!
Dia 25 de outubro em direto no Facebook:
15H | Direto 1. Conversas com várias organizações LGBTI nacionais.
17H | Direto 2. Conversas com a comunidade Queer.
2 comentários