Reino Unido vê queda de 80% na transmissão do VIH em homens gay e bissexuais

A PHE, entidade governamental de saúde pública no Reino Unido, comunicou num relatório os dados relativos à transmissão do VIH em 2019 e registou uma queda de 80% entre homens gay e bissexuais, tendo passado de um pico de 2700 novas infecções em 2011 para 540 em 2019. Tudo isto aconteceu antes da pandemia da COVID-19 e mostra a eficácia das estratégias de prevenção no Reino Unido.

Uma dessas estratégias é a PrEP, profilaxia pré-exposição, um tratamento anti-retroviral tomado profilacticamente para prevenir a contracção do vírus mesmo após o contacto com o mesmo através de relações sexuais ou qualquer outra forma de contágio menos comum. O aumento de testes também é atribuído a esta redução na transmissão do vírus e acima de tudo a eficácia dos tratamentos anti-retrovirais para pessoas diagnosticadas com VIH, baixando a carga viral a um ponto do mesmo ser indetectável e, logo, intransmissível a outra pessoa, mesmo no contexto de sexo desprotegido.

Os avanços na luta contra o VIH/SIDA esteve em discussão no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

É também de assinalar que é o menos número de diagnósticos desde 1998 e também a margem mais pequena de sempre entre novos diagnósticos entre homens gay e bissexuais, considerado um grupo de risco, e homens heterossexuais. As novas infecções baixaram também a nível global 10%, comparativamente ao ano de 2018.

Notícias animadoras e mais um de muitos apontadores para a eficácia das novas estratégias de prevenção que surgiram na passada década e continuam a ser as mais promissoras ferramentas de combate ao VIH.

Fonte: The Guardian