Courtney Act, Drag Queen, Dá Lição de Diversidade e Inclusão a Crianças na BBC

Muitas e muitos devem conhecer já Courtney Act, provavelmente de Drag Race, onde a drag queen Australiana se tornou numa estrela instantânea a nível mundial. Mas Act, ou Shane Jenek, já se tinha tornado famosa no seu país natal pela sua aparição em Ídolos, o programa de talento. Mas para Shane a vida enquanto performer não foi fácil e chegou a ser despedido de um programa de televisão para crianças na Austrália depois de se saber que fazia drag.

Não deixa de ser notório que 20 anos depois desse incidente Courtney Act tenha sido agora uma das estrelas a elencar o programa de televisão da CBBC (BBC para crianças) denominado Celebrity Supply Teacher, onde uma personalidade de destaque do Reino Unido dá uma lição para crianças em quarentena e em confinamento domiciliário. A drag queen, cantora e ativista LGBTI, numa aula de 20 minutos, falou da sua experiência enquanto criança na Austrália que vivia à parte do que era normativo e como é importante sentirmo-nos parte de uma comunidade de pessoas que são como nós e nos aceitam para que nos possamos também nos aceitar. Falou de orientação sexual, não-binarismo e identidade de género em termos simples e teve elogios de pais, mães e docentes que a caracterizaram como um exemplo a seguir.

Courtney já tinha feito serviço público em horário nobre no Reino Unido quando integrou o programa Celebrity Big Brother e explicou de forma clara e pacífica as diferentes orientações sexuais e identidades de género que existem no mundo, mesmo com companheiras de casa extremamente homofóbicas e transfóbicas. No duelo final com uma delas acabou por ganhar o apreço do público e saiu vitoriosa.

Um exemplo de como o ativismo pode ser feito através de várias plataformas e tomar as mais variadas formas. E mais uma prova que são as drag queens não-binarias que sempre fizeram avançar o nosso movimento. Obrigado, Courtney!

Fonte: PinkNews

Courtney Act esteve em destaque no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

Por Nuno Miguel Gonçalves

I lived once. And then I lived again.

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%