Wilson Cruz partilhou como se reencontrou com o pai depois de ser expulso na véspera de Natal por ser gay

Wilson Cruz, o ator da popular e revolucionária série Star Trek: Discovery, contou a sua história de saída do armário e em como o seu pai o expulsou de casa quando ele se assumiu na véspera de Natal.

Cruz começou por relembrar como chegou ao papel da personagem gay, Enrique “Rickie” Vasquez, da série de culto My So-Called Life em 1994:

Assumi-me ao meu círculo íntimo de amizades, ao meu irmão mais novo, mas não o tinha feito ao meu pai e à minha mãe. Acho que foram as últimas pessoas a sabê-lo. Então fui selecionado para My So-Called Life e continuei sem lhes dizer.

Depois de filmar o piloto da série, passou quase um ano até esta ser escolhida para produção completa. Cruz tinha então 19 anos, “percebi que foi quando tive que contar à minha família.

Fiz uma aposta com o universo, da próxima vez que me perguntassem, iria contar-lhes”, disse. “A minha mãe perguntou primeiro e ficou tudo bem, teve um reajuste como mãe latina católica e depois ficou bem.

Já o desenrolar da história com o seu pai levou mais alguns meses: “tínhamos toda a família em casa na véspera de Natal e o meu pai perguntou-me porque não tinha levado uma namorada. Eu tinha levado o meu melhor amigo do secundário, mas o meu pai estava embriagado e decidiu que era ali que mo ia perguntar.

Cruz e o pai afastaram-se e reuniram-se na casa de banho. Cruz respondeu honestamente à questão e o pai expulsou-o de casa.

Agora sem abrigo, Cruz contou que passou os três meses seguintes a dormir no sofá de amigos e a viver no seu carro até começar a filmar a primeira temporada de My So-Called Life.

Recordamos que as pessoas jovens adultas LGBT têm 120% maior probabilidade de experienciar situações de sem-abrigo que as pessoas jovens hetero/cis. É também estimado pelas pessoas técnicas de terreno que cerca de 20-40% de jovens em situação de sem-abrigo seja LGBT, quando apenas cerca de 7-10% da população em geral se identifica enquanto LGBTQ.

A história natalícia de Wilson Cruz esteve em destaque no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

Eu e o meu pai não falámos durante um ano, no qual gravei 18 episódios da série e um desses episódios foi sobre a própria história da seu personagem, onde ele era expulso de casa porque era gay.

O seu pai assistiu ao episódio e, à medida que os créditos passavam, ligou a Cruz e pediu para falar com ele.

Esse foi o início de um relacionamento real com meu pai e tudo surgiu devido a uma série em que muitas pessoas ainda me dizem que mudou as suas vidas. E eu respondo-lhes que a mim também, deu-me o meu pai, devolveu-me a minha família.

Cruz, atualmente também um defensor dos direitos das pessoas LGBTI, consagrou-se como um ator de sucesso tanto no palco como no pequeno ecrã. Pode ser visto como Dr. Hugh Culber na aclamada série Star Trek: Discovery na Netflix.

Fonte: Queerty.