25 de Abril, o ponto de partida para o Orgulho LGBTI

25 de Abril na Avenida da Liberdade, Lisboa, 2018

O 25 de Abril é símbolo da liberdade em Portugal. A partir dele começámos a sair de décadas obscuras de ditadura – e de ditaduras – que, 47 anos passados, há quem queira retomar. Mas não podemos deixar-nos ludibriar por lengalengas romantizadas de um passado que foi romantizado apenas por elites privilegiadas enquanto a maioria da população limitava-se a sobreviver à sua exploração.

Tal como a maioria das nossas vivências, também o 25 de Abril é um processo que precisamos acarinhar, dar atenção, alimentar e ver crescer. Porque esta data marcou o ponto de partida que permitiu uma maior igualdade e liberdade a todas as pessoas em Portugal. E, também como muitas das nossas identidades, é um espectro temporal que decorre até aos dias de hoje. Por exemplo, nasci sete anos passados da revolução dos cravos, mas em 1981 a homossexualidade ainda era crime em Portugal. O meu primeiro ano de vida, ainda que não o soubesse, vivi na ilegalidade. Eu e milhares de outras pessoas que, noutras idades e obviamente noutra escala, sentiram o preconceito e a opressão contra as suas identidades.

Importa continuar caminho após o 25 de Abril

Abaixo podemos ver uma linha simplificada – mas simbólica – da evolução nos direitos das pessoas LGBTI em Portugal:

1974: 25 de Abril
1982: Homossexualidade descriminalizada
1999: Homossexuais e bissexuais podem servir abertamente nas Forças Armadas
2004: A orientação sexual é incluída na Constituição Portuguesa no artigo 13º – Princípio da Igualdade
2010: O Casamento é estendido a casais de pessoas do mesmo sexo
2015: Parlamento aprova adoção e apadrinhamento civil de crianças por casais do mesmo sexo
2018: Lei da autodeterminação de género
2021: Fim da discriminação na dádiva de sangue

Como disse, o 25 de Abril é um processo que importa acarinhar e importa fazê-lo até aos dias de hoje e no futuro. Importa reiterar a data, porque #25DeAbrilSempre! E sempre, que seja para sempre, que valha para sempre, que sejamos para sempre 25 de Abril!


O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon: @pedrojdoc

Exit mobile version
%%footer%%