O Queer Lisboa vai ter sessão especial para assinalar o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

As celebrações do 25.º aniversário do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer irão ter início já no dia 17 de maio, no Cinema São Jorge. Numa parceria com o Pelouro da Educação e Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, com a EGEAC, E.M. e com a ILGA Portugal, o festival assinala assim o Dia Mundial da Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, com a exibição do filme Famille Tu Me Hais (2020) a acontecer na sala Manoel de Oliveira, pelas 18:30h. A entrada é gratuita mediante o levantamento de ingressos, no próprio dia, na bilheteira do Cinema.

Famille Tu Me Hais (2020), o documentário que marca a estreia do ator e realizador Gaël Morel – celebrizado ainda na adolescência pela sua participação nos Juncos Silvestres, de André Téchiné – no registo documental, e onde somos confrontados com sete poderosos testemunhos que ilustram episódios quotidianos de homofobia e transfobia no seio familiar. A ideia para este projeto resulta do envolvimento de Morel com a associação Le Refuge, que acolhe jovens LGBTQI+ em situações de emergência doméstica, e que nos últimos anos tem registado um aumento galopante de pedidos de ajuda.

Num contexto em que os discursos homofóbicos são legitimados pelos próprios líderes políticos, e uma crescente onda de violência ameaça a comunidade LGBTQI+ em França (e um pouco por todo o mundo), torna-se urgente ampliar as vozes destes jovens que, através da violência exercida pelas suas famílias, e o seu consequente abandono, procuram um lugar seguro para construir a sua identidade.

O Queer Lisboa e o Queer Porto confirmam igualmente o seu regresso em 2021, em modo presencial, tendo a 25.ª edição do Queer Lisboa lugar entre 17 e 25 de setembro de 2021, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, e a 7.ª edição do Queer Porto entre 12 e 16 de outubro de 2021, no Teatro Rivoli, “Casa Comum” da Reitoria da Universidade do Porto e Maus Hábitos.

Na apresentação desta sessão no dia 17 de maio, o Queer Lisboa revelará já algumas novidades da próxima edição de aniversário do festival.


Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos da polémica em torno do livro ultra-conservador apresentado por Pedro Passos Coelho e que tem feito correr muita tinta e fel nas últimas semanas e acima de tudo destacamos que as famílias não são/nem devem/nem queremos que sejam todas iguais. E a propósito de família falamos de Sasha Velour e do espetáculo ativista de respeito pela história queer com que ela encheu o Coliseu dos Recreios, "The Big Reveal"; e também do livro-manifesto que lhe deu nome. E ainda destacamos o AbriLés 2024! Artigos mencionados no episódio: A minha família é melhor que a tua? Ordem dos Psicólogos recebeu nova queixa contra Maria José Vilaça e deverá pronunciar-se dentro de um mês AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios #Famílias #Conservadorismo #SashaVelour #TheBigReveal — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  2. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race
  3. Ep.194 – "As Gays", Tig Notaro e Cowgirl Beyincé

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer