O Jaime no Casamento: Sobre a literatura infantil e a desconstrução de género

Nesta nova aventura, o Jaime vai a um casamento com a avó: trata-se da cerimónia de união entre duas mulheres negras. Se por um lado a autora faz questão de voltar a ter no centro da ação as questões LGBTQI, também a questão racial ganha aqui relevância.

Jessica é uma autora que nos transmite muito através da imagem – o que nos comunica no seu desenho, poupa em palavras. O facto da avó do Jaime ir acompanhada ao casamento pela avó da Marisol também poderá ser uma mensagem: serão companheiras uma da outra?

Esta história remete-nos à ingenuidade da infância, ao faz de conta, à imaginação. A paleta de cores é aquela a que já fomos habituados: os tons pastel pincelados remetem-me imediatamente à tranquilidade e às paisagens idílicas.

A mensagem que Jessica tenciona passar é, a meu ver, muito clara: O casamento é uma festa de amor.

A coroa de flores que é dada a Marisol, a certa altura da narrativa, passa para a cabeça de Jaime. Não consigo deixar de associar esta ação a um episódio que se passou com o meu marido há umas semanas e do qual apenas soube porque me contou.

Estava ele com o nosso filho à espera de ser atendido numa fila quando, um senhor diz: “Mas que menina tão linda!”. Ele respondeu sorrindo (embora com o sorriso coberto pela máscara): “Por acaso é um menino”. A senhora que estava com quem proferiu o comentário tentou desculpar-se dizendo: “Ai é tão bonito que parece uma menina!”.

O meu marido não ficou minimamente ofendido que o filho tenha passado por menina e eu também não. É uma criança, não fazemos separações de género nem no que diz respeito a brinquedos, nem na forma como encaramos a sua educação… e também não o fazemos relativamente à roupa que veste. Foi por este último motivo, na ótica do meu marido, que as pessoas pensaram tratar-se de uma menina: estava de sandálias, leggings e t-shirt de cores coloridas e óculos de sol. Os seus caracóis dourados adornaram ainda mais a imagem pré-estabelecida que a grande maioria das pessoas tem daquilo que deve ser uma menina.

Que imagens temos nós padronizadas no nosso consciente e inconsciente daquilo que é o género? A coroa de flores que o Jaime passa a usar dá-lhe um toque mais feminino ou isso é apenas uma construção social que nos limita a nossa visão?

Os livros de Jessica Love ajudam-nos a questionar os pré-conceitos que estão em nós e dos quais, muitas vezes, nem damos conta. A autora fala-nos, no fundo, fala-nos de liberdade: a liberdade de cada pessoa ser quem é.

Ana Sofia Nunes: @cultura.educa no Instagram e no site Ana Sofia Nunes.


Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro e Luísa Semedo e Pedro Carreira Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

Episódio ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira. Cairo Braga tem neste episódio especial o duplo-papel de pessoa convidada e moderadora de uma conversa sobre a série de artigos de opinião que surgiram nos últimos dias sobre as identidades e vivências da comunidade LGBTI+… escritas quase na totalidade por homens heterossexuais, cisgénero, brancos e de meia idade. Para tal, juntam-se a Cairo o André Tecedeiro, a Luísa Semedo e o Pedro Carreira para uma conversa na primeira pessoa sobre este ataque, aproveitamento e obsessão que algumas pessoas comentaristas têm para falar da comunidades LGBTI+. A não perder! Artigos por pessoas LGBTI+ mencionados no episódio: A chave do armário e o orgulho da invisibilidade (por Luísa Semedo) De onde vem o que julga saber? Já conversou com pessoas trans e não-binárias? (por André Tecedeiro) O bullying dos opinion-makers (por Ana Aresta) Destransição: Dos mitos aos factos (por Pedro Carreira) Sigam e descubram o trabalho de: Cairo Braga André Tecedeiro Luísa Semedo Música por Fado Bicha: Fado Alice (com Alice Azevedo); Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro e Luísa Semedo e Pedro Carreira
  2. Ep.137 – Becoming All Alone: Homens Cisgenerais, Telescópio Homofóbico e Queer Lisboa 26
  3. Ep.136 – Break My Soul: Padre em apuros e Friends redimidos

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Por anasofianunes

Educadora, mediadora cultural e da leitura

Deixa uma resposta Cancel reply

Exit mobile version
%%footer%%