Vaticano diz que lei de combate ao discurso homofóbico na Itália ameaça liberdade de expressão

Arcebispo Paul Richard Gallagher

O Vaticano queixou-se formalmente à Itália de que um projeto de lei, elaborado por Alessandro Zan, um político gay do partido democrata de centro-esquerda, planeia criminalizar o discurso de ódio de teor LGBTIfóbico prejudicaria a liberdade das pessoas católicas.

O arcebispo Paul Richard Gallagher, ministro das Relações Externas do Vaticano, fez a repreensão numa nota diplomática este mês. Disse que a lei planeada limitaria a liberdade de expressão, além de colocar as escolas católicas em risco legal se se recusassem a marcar um dia nacional contra a homofobia.

De acordo com os relatórios, Gallagher invocou o tratado da era de Mussolini que criou a cidade-estado do Vaticano e garante a liberdade da Igreja e das pessoas católicas em Itália.

A intervenção do arcebispo alimentou ainda mais um debate já de si inflamado em torno da lei, projetada para tornar a violência e o discurso de ódio contra pessoas LGBTI e pessoas com deficiência, bem como a misoginia, um crime. Posiciona-se assim ao lado da extrema-direita italiana que luta contra a aprovação do projeto de lei.

A Itália ocupa o lugar mais baixo na Europa Ocidental em igualdade de género e um projeto de lei que criminaliza a violência e o discurso de ódio direcionado à orientação ou identidade de género de uma pessoa está, aos poucos, a ganhar terreno no Parlamento Italiano.

No mês passado, o chefe dos bispos italianos, o cardeal Gualtiero Bassetti, disse que não via necessidade de uma nova lei para reforçar as proteções contra a discriminação, mas que o Parlamento e o povo deveriam ter a última palavra.


O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO QUINTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Estamos uma semana atrasados mas não vamos colocar a culpa em ninguém senão o Nuno. Ainda ressacados da visita da Madonna, falamos… purum, de religião. Começamos pelas tentativas da Embaixada de Israel em Portugal de recrutar aliados na comunidade LGBTI e falamos nos novos desenvolvimentos na Igreja Católica e caminho (tortuoso) de aceitação de pessoas trans. No meio falamos de terapias de conversão, da Jamie Lee Curtis, mommy issues e ainda temos tempo de Dar Voz A… Baldur's Gate 3, o jogo do ano (?) para consolas e PC. Artigos mencionados no episódio: rede ex aequo denuncia tentativa de instrumentalização da comunidade LGBTI por parte de Israel Papa Francisco confirma que pessoas trans podem ser batizadas e ser padrinhos ou madrinhas, mas desde que “não haja risco de gerar escândalo público ou desorientar fiéis” Sobreviventes de ‘terapias de conversão’ falam sobre as suas experiências em novo documentário: “quase destruiu a minha vida” Jamie Lee Curtis critica a homofobia e a transfobia ’em nome da religião’ Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  2. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)
  3. Ep.183 – ESPECIAL Madonna: 4 Décadas de Música e de Ativismo

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer