EURO2020: Após proibir publicidade arco-íris na Rússia e no Azerbaijão, UEFA investiga caso de bandeira confiscada durante jogo

A UEFA está a investigar caso de um fã ver a bandeira do arco-íris confiscada durante o jogo da Dinamarca contra a República Checa no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão.

Fotos surgiram durante o jogo e parecem mostrar um fã a segurar uma bandeira do arco-íris, antes de ser abordado por dois funcionários do estádio e ver a bandeira confiscada.

Após a denúncia a UEFA respondeu que “nunca instruiu a administração em Baku — ou em qualquer outro estádio — a confiscar bandeiras arco-íris“, afirmando que está “a investigar o que aconteceu” e que entrará “em contacto com o delegado da UEFA, o oficial de segurança da UEFA e as autoridades locais para esclarecimentos.” Afirmou ainda que “a bandeira do arco-íris é um símbolo que incorpora os valores fundamentais da UEFA, promovendo tudo em que acreditamos — uma sociedade mais justa e igualitária, tolerante a todas as pessoas e a UEFA garantiu que a bandeira fosse devolvida ao fã.

Já na passada sexta-feira a Volkswagen informou que a UEFA impediu a empresa de ter publicidade com cores do arco-íris — em solidariedade à comunidade LGBTI — tanto no Azerbaijão como na Rússia.

A Volkswagen desejava estender sua publicidade arco-íris aos quartos de final do Euro2020, mas foi informada pela UEFA que tal não seria possível.

O fabricante de automóveis alemão foi informado que a UEFA estava preocupada com a “estrutura legal” de demonstrações públicas de apoio a pessoas LGBTI na Rússia e no Azerbaijão. A Volkswagen disse que “lamenta” esse desenvolvimento e continuará a ter anúncios de temática arco-íris em Munique e em Roma, tal como na final em Wembley.

Todos os outros patrocinadores decidiram deixar de usar publicidade arco-íris no torneio com o fim do Mês do Orgulho LGBTI”, informou a UEFA.

O Azerbaijão descriminalizou as relações entre pessoas do mesmo sexo em 2000, mas a Human Rights Watch relatou em 2017 como as pessoas LGBTI continuam a ser vítimas de violência policial, prisões e tortura.


O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO QUINTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Estamos uma semana atrasados mas não vamos colocar a culpa em ninguém senão o Nuno. Ainda ressacados da visita da Madonna, falamos… purum, de religião. Começamos pelas tentativas da Embaixada de Israel em Portugal de recrutar aliados na comunidade LGBTI e falamos nos novos desenvolvimentos na Igreja Católica e caminho (tortuoso) de aceitação de pessoas trans. No meio falamos de terapias de conversão, da Jamie Lee Curtis, mommy issues e ainda temos tempo de Dar Voz A… Baldur's Gate 3, o jogo do ano (?) para consolas e PC. Artigos mencionados no episódio: rede ex aequo denuncia tentativa de instrumentalização da comunidade LGBTI por parte de Israel Papa Francisco confirma que pessoas trans podem ser batizadas e ser padrinhos ou madrinhas, mas desde que “não haja risco de gerar escândalo público ou desorientar fiéis” Sobreviventes de ‘terapias de conversão’ falam sobre as suas experiências em novo documentário: “quase destruiu a minha vida” Jamie Lee Curtis critica a homofobia e a transfobia ’em nome da religião’ Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  2. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)
  3. Ep.183 – ESPECIAL Madonna: 4 Décadas de Música e de Ativismo

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer