Espanha: Milhares manifestam-se e reclamam justiça por Samuel Muñiz

Samuel Luiz Muñiz, auxiliar de enfermagem de 24 anos, nasceu no Brasil e foi viver para Espanha com apenas um ano de idade. Tinha saído à noite com amiga e estaria numa pausa para fumar e fazer um telefonema quando levou um soco de um homem que, após abandonar o espaço e aproveitando a confusão do primeiro ataque, retornou com grupo de 12 pessoas que espancou o jovem pertencente à comunidade LGBTI. Luiz não resistiu aos ferimentos. “Foi um ato selvagem e cruel… Espanha não vai tolerar isto“, disse Pedro Sánchez, Presidente do Governo Espanhol.

Segundo a amiga que o acompanhava na madrugada de sábado, Luiz foi atacado inicialmente por um homem que estava com uma mulher, e que deu um soco no brasileiro por pensar que estava a ser filmado pelo mesmo.  Luiz explicou que se tratava apenas de uma videochamada, mas nem isso impediu que fosse atacado. Testemunhas garantem que o agressor dirigiu-se exclusivamente a Samuel, aos gritos: “Ou paras de gravar ou mato-te, maricas!”. A vítima ainda lhe terá respondido: “Porquê, maricas?”. Após o primeiro soco, o agressor abandonou o local, mas regressou com um grupo de que espancou Luiz até à morte.

Justiça para Samuel. Homofobia e fascismo são o mesmo“, dizia a gigantesca faixa carregada por manifestantes, que iniciaram uma marcha na passada segunda-feira à noite na famosa Puerta del Sol em Madrid

Não são espancamentos, são assassinatos“, gritou a multidão. Faixas exibiam frases como “Acabem com a homofobia“, “Tudo o que me importa é viver” e “Eles estão a matar-nos” foram ouvidas na praça madrilena.

74 manifestações foram convocadas em toda a Galiza esta segunda-feira para exigir justiça por Samuel Muñiz:

Na segunda-feira, o ministro do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska, indicou que até o momento ninguém fora detido e que “nenhuma hipótese está excluída, nem o crime de ódio, nem qualquer outro“. 

Espero que a investigação da polícia em breve encontre os autores do assassinato de Samuel e esclareça os factos. Foi um ato selvagem e cruel. Não vamos dar um passo atrás nos direitos e liberdades. Espanha não vai tolerar isso“, declarou o Presidente do Governo Espanhol, Pedro Sánchez.

Atualização 7 de julho:

A polícia nacional anunciou a detenção de três pessoas suspeitas do homicídio de Samuel, dois homens e uma mulher, na Corunha. Têm entre 20 e 25 anos.


Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SÉTIMO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Celebramos os 50 anos do 25 de Abril, com todo o contexto atual triste e da transgressão da comunidade LGBTI e também da arte, nomeadamente das peças de teatro Quis Saber Quem Sou de Pedro Penhim, em cena por todo o país, e Catarina e a Beleza de Matar Fascistas de Tiago Rodrigues, agora em livro. No Dar Voz A… como não podia deixar de ser, temos… Taylor Swift e o seu novo e antológico The Tortured Poets Department. Ah, e não podiamos deixar de congratular Nymphia Wind, the next drag superstar!!! Artigos mencionados no episódio: 25 de Abril, o ponto de partida para o Orgulho LGBTI O 25 de Abril Também Passou Por Nós (e nós por ele) Nymphia Wind elogiada pela Presidente de Taiwan na vitória em RuPaul’s Drag Race Sasha Colby, vencedora de RuPaul’s Drag Race: “Sou uma mulher trans e uma drag queen. Sou a personificação do que querem erradicar” AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal EMIS24: Se és homem, mulher trans ou pessoa não binária que se sente sexualmente atraída por homens, este inquérito é para ti! CRONOLOGIA LGBTI DO 25 DE ABRIL 1974: 25 de Abril 1982: Homossexualidade descriminalizada 1999: Homossexuais e bissexuais podem servir abertamente nas Forças Armadas 2004: A orientação sexual é incluída na Constituição Portuguesa no artigo 13º – Princípio da Igualdade 2010: O Casamento é estendido a casais de pessoas do mesmo sexo 2015: Parlamento aprova adoção e apadrinhamento civil de crianças por casais do mesmo sexo 2018: Lei da autodeterminação de género 2021: Fim da discriminação na dádiva de sangue 2023: Criminalização das “terapias de conversão” INQUÉRITO EMIS2024: https://maastrichtuniversity.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_00TU5rrPxK3dzoO Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento ⁠#LGBTPodcasters⁠ 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: ⁠https://anchor.fm/esqrever/message⁠ 🗣 – Até já unicórnios #25deAbril #25deAbrilSempre #NymphiaWind #DragRace #TaylorSwift #TTPD — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department
  2. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  3. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

3 comentários

Deixa uma resposta