Rússia: Cadeia de supermercados retira campanha com família arco-íris após críticas

A VkusVill, uma rede de supermercados russa, emitiu um pedido público de desculpas depois de publicar um anúncio com uma família constituída por Yuma, mãe, Mila e Alina, as suas filhas, e a namorada de Alina, Ksyusha, que fazem compras na sua loja e a legenda “receitas para uma família feliz“.

A publicação do anúncio original desencadeou uma tempestade de críticas nas redes sociais e, inclusive, Vitaly Milonov, deputado da Duma, apelidou-o de “sujo” e Margarita Simonyan, editora do Russia Today, recomendou que a empresa tivesse novos “especialistas de marketing”, dado que ficou “seriamente desapontada”.

A empresa disse que o anúncio foi destinado a pessoas com mais de 18 anos, dado que a Rússia proíbe a divulgação de qualquer temática LGBTI a menores, considerando-a “propaganda gay”. Além dessa lei de 2013, a Rússia proíbe o casamento entre pessoas dos mesmo género e a adoção estes casais.

Após as críticas, VkusVill pediu desculpas pelo anúncio onde a família arco-íris dizia gostar das bolas de arroz onigiri do supermercado com cogumelos e que o seu produto favorito era húmus.

Acreditamos que não apresentar as reais famílias nossas clientes seria hipócrita”, dizia o post original, que trazia um aviso de mais de 18 anos para cumprir a legislação local.

Dias depois, o anúncio foi retirado e em seu lugar, a cadeia fez um pedido de desculpas que destacava fotografias de casais heterossexuais e parecia colocar a culpa pelo anúncio num pequeno grupo da sua equipa.

Este espaço apresentava um artigo que feriu os sentimentos de um grande número de clientes, bem como pessoas funcionárias”, diz um post no Instagram, assinado por executivos seniores da empresa, incluindo seu fundador Andrey Krivenko, acrescentando que o objetivo do supermercado era oferecer produtos frescos e não apresentar “visões políticas ou sociais”.

Mila, uma das jovens do anúncio, contou que recebeu “ameaças de morte” e foi vítima de discriminação. Contudo, também salienta que recebeu “mensagem de apoio”.

A Rússia encontra-se atualmente no 46º lugar (em 49) dos países que melhor defendem a população LGBTI e recentemente proibiu o casamento entre pessoas do mesmo género, argumentando que o país se devia “afastar dos erros do Ocidente”.


Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro e Luísa Semedo e Pedro Carreira Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

Episódio ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira. Cairo Braga tem neste episódio especial o duplo-papel de pessoa convidada e moderadora de uma conversa sobre a série de artigos de opinião que surgiram nos últimos dias sobre as identidades e vivências da comunidade LGBTI+… escritas quase na totalidade por homens heterossexuais, cisgénero, brancos e de meia idade. Para tal, juntam-se a Cairo o André Tecedeiro, a Luísa Semedo e o Pedro Carreira para uma conversa na primeira pessoa sobre este ataque, aproveitamento e obsessão que algumas pessoas comentaristas têm para falar da comunidades LGBTI+. A não perder! Artigos por pessoas LGBTI+ mencionados no episódio: A chave do armário e o orgulho da invisibilidade (por Luísa Semedo) De onde vem o que julga saber? Já conversou com pessoas trans e não-binárias? (por André Tecedeiro) O bullying dos opinion-makers (por Ana Aresta) Destransição: Dos mitos aos factos (por Pedro Carreira) Sigam e descubram o trabalho de: Cairo Braga André Tecedeiro Luísa Semedo Música por Fado Bicha: Fado Alice (com Alice Azevedo); Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro e Luísa Semedo e Pedro Carreira
  2. Ep.137 – Becoming All Alone: Homens Cisgenerais, Telescópio Homofóbico e Queer Lisboa 26
  3. Ep.136 – Break My Soul: Padre em apuros e Friends redimidos

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Exit mobile version
%%footer%%