Mj Rodriguez é a primeira mulher trans nomeada para um Emmy numa categoria principal

Mj Rodriguez está indicada na categoria de atriz de drama principal pela sua formidável interpretação de mãe e enfermeira Blanca na série “Pose”. É a sua primeira nomeação nos Emmys.

Acredito que este é um momento crucial. Nunca houve uma mulher trans que tenha sido nomeada como atriz principal e sinto que isso empurra a agulha para frente e abre a porta a tantas pessoas — sejam elas mulheres ou homens trans, de género não conforme, ou LGBTQIA+, não importa”, disse Rodriguez à Variety. “Um momento como este abre possibilidades do que vai acontecer e acredito que a Academia está definitivamente a tornar isso possível e está atenta. Sim, acredito que continuará, e também sinto que continuaremos a falar, incentivar, informar e educar as pessoas. Eu acho que essa é a coisa mais importante.”

Esta nomeação marca um passo significativo para a representação LGBTQI+ — e especificamente a representação trans — nos Emmys. Antes de Rodriguez, apenas duas artistas abertamente trans receberam nomeações: Laverne Cox foi a primeira, ao receber a sua primeira nomeação na categoria atriz de drama secundária pelo seu trabalho como Sophia, reclusa da popular série “Orange is the New Black” da Netflix em 2014 (e mais tarde recebendo mais três, todas na mesma categoria, em 2017, 2019 e 2020); da mesma forma, Rain Valdez de “Razor Tongue” foi nomeada na categoria de atriz em curta de comédia ou drama no ano passado.

A indicação de Michaela Jaé (Mj) Rodriguez ao Emmy de atriz principal numa série dramática é um avanço para as mulheres trans em Hollywood, e um reconhecimento há muito esperado pelo seu desempenho inovador nas últimas três temporadas de ‘Pose’”, disse a presidente e CEO da GLAAD, Sarah Kate Ellis. “A nomeação de Pose para série dramática, bem como a terceira indicação de Billy Porter para ator principal numa série dramática, marcam um momento histórico que, sem dúvida, elevou a fasquia da representação trans na televisão e mudou a maneira como espectadores em todo o mundo entendem a comunidade trans.

Se Rodriguez vencer em setembro, fará história novamente como a primeira artista trans a levar para casa uma estatueta do Emmy.


Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro e Luísa Semedo e Pedro Carreira Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

Episódio ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira. Cairo Braga tem neste episódio especial o duplo-papel de pessoa convidada e moderadora de uma conversa sobre a série de artigos de opinião que surgiram nos últimos dias sobre as identidades e vivências da comunidade LGBTI+… escritas quase na totalidade por homens heterossexuais, cisgénero, brancos e de meia idade. Para tal, juntam-se a Cairo o André Tecedeiro, a Luísa Semedo e o Pedro Carreira para uma conversa na primeira pessoa sobre este ataque, aproveitamento e obsessão que algumas pessoas comentaristas têm para falar da comunidades LGBTI+. A não perder! Artigos por pessoas LGBTI+ mencionados no episódio: A chave do armário e o orgulho da invisibilidade (por Luísa Semedo) De onde vem o que julga saber? Já conversou com pessoas trans e não-binárias? (por André Tecedeiro) O bullying dos opinion-makers (por Ana Aresta) Destransição: Dos mitos aos factos (por Pedro Carreira) Sigam e descubram o trabalho de: Cairo Braga André Tecedeiro Luísa Semedo Música por Fado Bicha: Fado Alice (com Alice Azevedo); Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro e Luísa Semedo e Pedro Carreira
  2. Ep.137 – Becoming All Alone: Homens Cisgenerais, Telescópio Homofóbico e Queer Lisboa 26
  3. Ep.136 – Break My Soul: Padre em apuros e Friends redimidos

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Exit mobile version
%%footer%%