Obrigado, Tom Daley!

Tom Daley tornou-se ontem na primeira pessoa LGBTI a ganhar uma medalha de ouro em Tóquio. Num evento que contará com pelo menos 142 atletas orgulhosamente fora do armário, este é um feito notável. Em mais de 11 mil participantes ao mais alto nível, 142 (cerca de apenas 1,3% do total) ainda faz adivinhar um número escondido que, por uma qualquer razão, não afirmou a sua identidade.

E por isso agradeço às 142 que o fizeram e hoje em especial ao Tom Daley. Porque, como ele afirmou, é “gay e também campeão olímpico” e isso só o torna mais forte, porque, quando era jovem, Tom “sentia que nunca alcançaria nada por ser quem era.

Tom Daley tem hoje 27 anos e estes foram os seus quartos Jogos Olímpicos. Depois das medalhas de bronze no Rio e em Londres, alcançou por fim o desejado ouro. E desde ontem, qualquer jovem gay – ou de qualquer outra orientação sexual – sabe que pode alcançar o ouro mais desejado de qualquer evento desportivo. É este o poder simples da representação no desporto. Podermos ver ícones com quem partilhamos histórias e vivências, ícones celebrados por todo o mundo em vez da vergonha que nos é muitas vezes – senão sempre nalgum momento das nossas vidas – imposta.

Mas, mais que isso, rompeu definitivamente com o vazio e, por vezes, uma certa solidão que é ser atleta LGBTI e não ver ninguém igual a si. Fui atleta federado, especializado na velocidade, e durante mais de duas décadas apenas encontrei suspeitas, olhares até, mas nunca alguém que soubesse ser LGBTI. Como eu, aliás, pois nunca me senti à vontade ou em segurança para sair do armário nos clubes que me acolheram. E, sim, houve momentos de celebração, de um gozo tremendo por aquilo que nos juntava ali: competir e superar-nos, individual e coletivamente, a cada prova. Mas como pode um ou uma atleta fazê-lo se não é verdadeiramente livre no contexto desportivo? Não foram poucas as vezes que, através de perguntas pouco cuidadas, por exemplo, me vi obrigado a fugir a temas ou, quando sem hipótese de fuga, a mentir descaradamente. Como poderiam as vitórias que obtive saberem-me genuínas se não passava de uma versão incompleta do atleta que era? Em que medida todo este contexto de alguma forma me limitou?

É por isso que agradeço a Tom Daley, mesmo sendo de uma modalidade totalmente distinta daquela que dediquei mais de 20 anos da minha vida, o espírito é o mesmo. Não poderei certamente partilhar do nível do seu talento atlético, mas aqui pouco importa, porque ele – e creio que muitas mais pessoas com ele, entre elas o nosso Célio Dias – tornou-se nestes anos de orgulhosas vitórias no ícone que precisava em miúdo, que precisava em adolescente e que preciso em adulto. Em todos esses anos em que não tive ninguém como eu a quem olhar no maior evento desportivo do mundo. E isso agora tudo muda. O orgulho é real e sabe a ouro. Obrigado, Tom Daley!


Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos da polémica em torno do livro ultra-conservador apresentado por Pedro Passos Coelho e que tem feito correr muita tinta e fel nas últimas semanas e acima de tudo destacamos que as famílias não são/nem devem/nem queremos que sejam todas iguais. E a propósito de família falamos de Sasha Velour e do espetáculo ativista de respeito pela história queer com que ela encheu o Coliseu dos Recreios, "The Big Reveal"; e também do livro-manifesto que lhe deu nome. E ainda destacamos o AbriLés 2024! Artigos mencionados no episódio: A minha família é melhor que a tua? Ordem dos Psicólogos recebeu nova queixa contra Maria José Vilaça e deverá pronunciar-se dentro de um mês AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios #Famílias #Conservadorismo #SashaVelour #TheBigReveal — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  2. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race
  3. Ep.194 – "As Gays", Tig Notaro e Cowgirl Beyincé

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

3 comentários

Deixa uma resposta