Jogos Olímpicos: TikTok e Twitter removeram vídeos que expuseram atletas LGBTI no Grindr

O TikTok e o Twitter removeram vários vídeos das suas plataformas que expuseram atletas olímpicos LGBTI em Tóquio que usaram a dating app Grindr.

Alguns dos vídeos contavam com milhares de visualizações e foram criados através do recurso “explorar” do Grindr para encontrar perfis de usuários na Vila Olímpica de Tóquio. Nos vídeos podiam ser vistos vários perfis onde alguns usuários mostraram os seus rostos completos e partilharam detalhes de identificação. Alguns dos atletas identificados seriam originários de países conhecidos pela política homofóbicas.

Após a denúncia, o Twitter disse que os vídeos violavam a sua política de conduta de ódio e disse que estava a tomar medidas para removê-los. O TikTok disse igualmente que removeu os vídeos da sua plataforma porque violaram suas diretrizes da comunidade.

Os vídeos eram assim um risco para atletas LGBTI e representavam uma real ameaça para quem vive em países onde a homossexualidade ainda é proibida. Recordamos que ainda há 69 países no Mundo que criminalizam a homossexualidade.

O Grindr condenou as pessoas que partilharam os vídeos e afirmou que estas violaram os Termos e Condições do aplicativo, que “proíbe a exibição, publicação ou distribuição públicas de qualquer conteúdo ou informação que faça parte dos serviços Grindr“.

Por respeito à privacidade dos nossos utilizadores e por respeito aos compromissos contratuais assumidos por esses indivíduos, a Grindr exige que estes removam as suas publicações que incluem imagens da plataforma Grindr“, diz o comunicado.


Ep.143 – Ding Dong: Gais en Barcelona, Trixie & Katya e Dia da Memória Trans Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O centésimo QUADRAGÉSIMO TERCEIRO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. O Nuno tinha acabado de chegar de Barcelona e incorreu em todo um ensaio filosófico sobre as diferenças entre as Gais de Barcelona e as de Lisboa e a homofobia internalizada que ainda vivemos no nosso país, Grindr incluído. Falou também do drag espanhol antes de se babar com o espectáculo ao vivo Trixie & Katya Live, as drag queens que considera suas mães. Mas também falámos de assuntos sérios como o Dia Da Memória Trans e o Pedro ainda conseguiu Dar Voz A… Dead To Me. Artigos mencionados no episódio: Dia da Memória Trans: 327 mortes no último ano em todo o mundo, mas a maioria não é relatada Música por Katya Zamolodchikova, Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.143 – Ding Dong: Gais en Barcelona, Trixie & Katya e Dia da Memória Trans
  2. Ep.142 – ESPECIAL AO VIVO PODES: Economia Gay, Qatar e a importância dos Podcasts nas comunidades minoritárias
  3. Ep.141 – Milk Milk Lemonade: Twitter de Elon Musk, Daniel Radcliffe vs J.K. Rowling e Queer Porto 8

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer