A Hipocrisia do Chega e de João Paulo Gaspar

O partido Chega, que quer ser o estandarte da extrema-direita em Portugal, está já em campanha para as eleições autárquicas deste ano, com candidaturas a 220 câmaras municipais a nível nacional. E o candidato à vice-presidência da Câmara Municipal da Moita é João Paulo Gaspar, recentemente anunciado como tal na página de Facebook da sucursal partidária.

A força do partido online junto dos seus camaradas, pessoas a sério ou meros bots, cedo se fez sentir na caixa de comentários do Facebook com congratulações e parabenizações à forca e coragem deste candidato. Mas bastou fazer um scroll inocente pelos comentários e vimos outro tipo de análises. É que pelos vistos João Paulo Gaspar, o empresário, co-fundador da Variações onde foi Secretário*, dono do restaurante Corvo Real e antigo organizador das festas Conga em Lisboa e umas ditas célebres orgias semanais, é hipócrita. Que surpresa. No Chega? Ainda para mais aparentemente é devedor a outros negócios LGBTI, numa fervorosa demonstração do neoliberalismo de direita conservadora. Temos portanto, infelizmente, o nosso próprio József Szájer, figura estandarte do ultra-conservador partido Fidesz da Hungria de Victor Orban, que foi detido numa orgia gay ilegal em Bruxelas no pico da pandemia.

Não sou propriamente a favor de exposés no geral, mas não me é possível não ressalvar mais uma vez a hipocrisia latente destes homens gay que, na impossibilidade de acompanharem os tempos que vivemos, decidem, conscientemente, viajar para o passado e voltar a quererem ver subjugadas as minorias. Sejam elas raciais ou de orientação sexual e identidade de género. É uma atitude de auto-mutilação e homofobia internalizada que não os magoa só a eles como também a todas as pessoas na comunidade que estão diariamente a lutar contra preconceitos e discriminações que ele agora quer perpetuar e implementar. Isto sim, CHEGA.

*Inicialmente, devido a desatualização no site da Associação Variações, foi mencionado que ainda seria hoje Secretário.


O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO QUINTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Estamos uma semana atrasados mas não vamos colocar a culpa em ninguém senão o Nuno. Ainda ressacados da visita da Madonna, falamos… purum, de religião. Começamos pelas tentativas da Embaixada de Israel em Portugal de recrutar aliados na comunidade LGBTI e falamos nos novos desenvolvimentos na Igreja Católica e caminho (tortuoso) de aceitação de pessoas trans. No meio falamos de terapias de conversão, da Jamie Lee Curtis, mommy issues e ainda temos tempo de Dar Voz A… Baldur's Gate 3, o jogo do ano (?) para consolas e PC. Artigos mencionados no episódio: rede ex aequo denuncia tentativa de instrumentalização da comunidade LGBTI por parte de Israel Papa Francisco confirma que pessoas trans podem ser batizadas e ser padrinhos ou madrinhas, mas desde que “não haja risco de gerar escândalo público ou desorientar fiéis” Sobreviventes de ‘terapias de conversão’ falam sobre as suas experiências em novo documentário: “quase destruiu a minha vida” Jamie Lee Curtis critica a homofobia e a transfobia ’em nome da religião’ Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  2. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)
  3. Ep.183 – ESPECIAL Madonna: 4 Décadas de Música e de Ativismo

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Por Nuno Miguel Gonçalves

I lived once. And then I lived again.

Exit mobile version
%%footer%%