Queer Lisboa 25: Anunciada a Competição completa

Queer Lisboa, festival de cinema que festeja este ano a 25ª edição e de que a esQrever é parceira media, revelou mais 16 títulos que integram esta edição especial do evento. São oito filmes que competem pelo Prémio para Melhor Longa-Metragem, e oito documentários da Competição para Melhor Documentário.

COMPETIÇÃO LONGAS-METRAGENS:

Desde tardios despertares da sexualidade a reencontros familiares, passando por romances de diversas expressões (entre velhos conhecidos; entre colegas de trabalho sexual) ou odes à sobrevivência. Uma seleção de oito longas-metragens que cobre uma gama ampla de modalidades narrativas e sensibilidades.
 

  • Até o Fim / To the End, Glenda Nicácio, Ary Rosa (Brasil, 2020, 94’)
  • Bliss / Glück, Henrika Kull (Alemanha, 2021, 89’)
  • Fin de Siglo / End of the Century, Lucio Castro (Argentina, 2019, 84’)
  • Garçon chiffon / My Best Part, Nicolas Maury (França, 2020, 110’)
  • Madalena, Madiano Marcheti (Brasil, 2021, 85’) 
  • Minyan, Eric Steel (EUA, 2020, 118’)
  • La Nave del Olvido / Forgotten Roads, Nicol Ruiz (Chile, 2020, 72’) 
  • The Scary of Sixty-First, Dasha Nekrasova (EUA, 2021, 81’)
     

COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIOS:

A Competição de Documentários faz um mapeamento da multitude de vivências e problemáticas dos indivíduos e comunidades queer. A memória como narrativa ficcional, a denúncia da homofobia como motor dos movimentos migratórios, ou o complexo tema do consentimento, são alguns dos temas em destaque de oito títulos que nos lembram que o pessoal não pode nunca deixar de ser político.
 

  • La Fabrique du Consentement: Regards Lesbo-Queer / Consent Factory: Lesbo-Queer Perspectives, Mathilde Capone (Canadá, 2020, 74’)
  • Las Flores de la Noche / The Night Flowers, Eduardo Esquivel, Omar Robles (México, 2020, 85’)
  • Limiar / Threshold, Coraci Ruiz (Brasil, 2020, 73’)
  • Miguel’s War, Eliane Raheb (Líbano, Alemanha, Espanha, 2021, 128’)
  • Océano de Amor / Ocean of Love, Alexa Karolinski, Ingo Niermann (Suíça, Cuba, 2020, 93’)
  • Sedimentos / Sediments, Adrián Silvestre (Espanha, 2021, 89’)
  • Silent Voice, Reka Valerik (França, Bélgica, 2020, 51’)
  • Uferfrauen – Lesbian Life and Love in the GDR / Uferfrauen – Lesbisches L(i)eben in der DDR, Barbara Wallbraun (Alemanha, 2019, 115’)

A 25.ª edição terá como filme de abertura o clássico de 1982, Querelle, de Rainer Werner Fassbinder, filme póstumo que tem por base o Querelle de Brest, de Genet, e que nos transporta para um universo marcado pela violência e pelo erotismo. 

Por sua vez, cabe a The Watermelon Woman, de Cheryl Dunye, o Encerramento do festival, importante marco do New Queer Cinema e reconhecido enquanto um dos mais importantes filmes lésbicos, realizado por uma mulher negra.

Poderão ver o trailer da 25ª edição do Queer Lisboa:

Poderão igualmente conferir toda a programação do Queer Lisboa 25 no site oficial do festival que decorrerá entre os dias 17 e 25 de setembro no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa.


Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SÉTIMO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Celebramos os 50 anos do 25 de Abril, com todo o contexto atual triste e da transgressão da comunidade LGBTI e também da arte, nomeadamente das peças de teatro Quis Saber Quem Sou de Pedro Penhim, em cena por todo o país, e Catarina e a Beleza de Matar Fascistas de Tiago Rodrigues, agora em livro. No Dar Voz A… como não podia deixar de ser, temos… Taylor Swift e o seu novo e antológico The Tortured Poets Department. Ah, e não podiamos deixar de congratular Nymphia Wind, the next drag superstar!!! Artigos mencionados no episódio: 25 de Abril, o ponto de partida para o Orgulho LGBTI O 25 de Abril Também Passou Por Nós (e nós por ele) Nymphia Wind elogiada pela Presidente de Taiwan na vitória em RuPaul’s Drag Race Sasha Colby, vencedora de RuPaul’s Drag Race: “Sou uma mulher trans e uma drag queen. Sou a personificação do que querem erradicar” AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal EMIS24: Se és homem, mulher trans ou pessoa não binária que se sente sexualmente atraída por homens, este inquérito é para ti! CRONOLOGIA LGBTI DO 25 DE ABRIL 1974: 25 de Abril 1982: Homossexualidade descriminalizada 1999: Homossexuais e bissexuais podem servir abertamente nas Forças Armadas 2004: A orientação sexual é incluída na Constituição Portuguesa no artigo 13º – Princípio da Igualdade 2010: O Casamento é estendido a casais de pessoas do mesmo sexo 2015: Parlamento aprova adoção e apadrinhamento civil de crianças por casais do mesmo sexo 2018: Lei da autodeterminação de género 2021: Fim da discriminação na dádiva de sangue 2023: Criminalização das “terapias de conversão” INQUÉRITO EMIS2024: https://maastrichtuniversity.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_00TU5rrPxK3dzoO Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento ⁠#LGBTPodcasters⁠ 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: ⁠https://anchor.fm/esqrever/message⁠ 🗣 – Até já unicórnios #25deAbril #25deAbrilSempre #NymphiaWind #DragRace #TaylorSwift #TTPD — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department
  2. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  3. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer