Autárquicas 2021: ILGA Portugal promove reflexão autárquica em cinco cidades

No âmbito das eleições autárquicas 2021 e da celebração dos 25 anos de formalização da associação, a ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Bissexual, Trans e Intersexo – anunciou que vai promover entre os dias 17 e 23 de setembro debates com as candidaturas de Faro, Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal.

A associação assumiu as lógicas de digitalização em contexto pandémico para descentralizar estes debates, interpelando pela primeira vez candidaturas de diferentes cidades do continente. Pretende-se que este seja um espaço de discussão e questionamento de políticas de Direitos Humanos, igualdade e não discriminação em contexto eleitoral para melhor informar as pessoas eleitoras sobre os diferentes valores e programas eleitorais.

Os debates podem ser assistidos nas páginas de Facebook e YouTube da ILGA Portugal:

– dia 17, sexta-feira, 21h00: Faro
– dia 20, segunda-feira, 21h00: Coimbra
– dia 21, terça-feira, 21h00: Lisboa
– dia 22, quarta-feira, 21h00: Porto
– dia 23, quinta-feira, 21h00: Setúbal

Ainda que nem sempre seja visível, as autarquias têm um grande poder de ação que são determinantes para comunidades específicas, como é o caso das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (LGBTI+) e das suas famílias:

  • na descentralização de competências na área da educação, saúde, ação social, habitação, gestão de equipamentos e outras;
  • na elaboração e aprovação de planos locais de ação, como por exemplos planos municipais da igualdade;
  • na definição de prioridades de ação ao nível das Entidades Intermunicipais (Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas) assim como nas áreas do distrito e respectivas CCDR – Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Também a nível europeu e internacional, as autarquias têm à sua disposição ferramentas e oportunidades que lhes permitem ter políticas ativas de promoção de Direitos Humanos, nomeadamente através:

  • da geminação autárquica e respetivo trabalho entre autarquias geminadas, nas oportunidades de mobilidade da população e/ou quadros técnicos e a sua formação;
  • das prioridades que são selecionadas para o trabalho político de relações internacionais;
  • do trabalho e da representação em estruturas representativas das autarquias e regiões no Comité das Regiões Europeu da União Europeia, ou do Congresso de Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa.

Para uma gestão eficaz de tempo e participação de todas as candidaturas, os debates serão sem interação direta do público – daí que a associação tenha lançado a possibilidade das pessoas poderem enviar as suas questões através do formulário para cada uma das sessões.

Todas as sessões serão transmitidas em direto através das redes sociais da associação e ficarão disponíveis no canal de YouTube para visualização posterior. Infelizmente, e contrariamente ao que tem sido cada vez mais prioritário para a ILGA Portugal, não será possível ter Interpretação de Língua Gestual Portuguesa neste debates, pelo que a associação lamentamos o transtorno causado.

Atualização:

Debate de Faro:

Debate de Coimbra:

Debate de Lisboa:

Debate do Porto:

Debate de Setúbal:


Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos da polémica em torno do livro ultra-conservador apresentado por Pedro Passos Coelho e que tem feito correr muita tinta e fel nas últimas semanas e acima de tudo destacamos que as famílias não são/nem devem/nem queremos que sejam todas iguais. E a propósito de família falamos de Sasha Velour e do espetáculo ativista de respeito pela história queer com que ela encheu o Coliseu dos Recreios, "The Big Reveal"; e também do livro-manifesto que lhe deu nome. E ainda destacamos o AbriLés 2024! Artigos mencionados no episódio: A minha família é melhor que a tua? Ordem dos Psicólogos recebeu nova queixa contra Maria José Vilaça e deverá pronunciar-se dentro de um mês AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios #Famílias #Conservadorismo #SashaVelour #TheBigReveal — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  2. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race
  3. Ep.194 – "As Gays", Tig Notaro e Cowgirl Beyincé

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer