LASTESIS trazem “Resistencia o la Reivindicación de un Derecho Colectivo“ a Portugal

A terceira edição da BoCA, Bienal de Arte Contemporânea começou no dia 3 de Setembro e prolonga-se até dia 17 de Outubro, sob o desafio Prove You Are Human, em Lisboa, Almada e Faro. Esta edição conta com mais de 40 artistas nacionais e internacionais, numa programação artística que combina diferentes ritmos de projectos e de relações com artistas e instituições, apoiando-se numa transição de processos de produção e de criação, integrados, plurais e sustentáveis. A bienal coloca as artes visuais, as artes cénicas, a performance e a música em diálogo.

Quase no fim desta edição da BoCA, o colectivo activista e feminista chileno LASTESIS vai estar, pela primeira vez, em Portugal. As LASTESIS surgem da instabilidade política, vivida no Chile, que marcou sobretudo o ano de 2019. Foi nessa altura, a 20 de novembro, que apresentaram a performance “Un Violador en tu Camino” nas ruas de Valparaíso, replicada em mais de 50 países por milhares de outras mulheres de forma espontânea no espaço público.

A criação que trazem à Praça da Liberdade, em Almada, no dia 13 de outubro, “Resistencia o la Reivindicación de un Derecho Colectivo“, é uma encenação colaborativa no espaço público, com a participação de cerca de 80 mulheres e dissidências de idades e formações diversas, resultado de um encontro com o colectivo feminista dias antes. Esta performance funciona como uma plataforma de denúncia de algumas problemáticas que são globais e procura abordar a reivindicação ao direito de uma vida livre de violência, num contexto de colonização e extrativismo político, com referência a autores como Judith Butler e Paul B. Preciado e María Lugones, através de um dispositivo cénico sustentado nos corpos e experiências das e dos participantes.

Paralelamente, está já em curso o Open Call para o laboratório criativo que vai culminar na performance que vamos poder assistir no dia 13 de outubro. Marcado para os dias 10, 11 e 12, também em Almada, o Workshop com as LASTESIS, entre a performance, design, moda, história, música e, claro, ativismo político e social, apela à participação de mulheres e dissidentes de género e é gratuito. As inscrições estão abertas aqui.

Na semana passada as LASTESIS uniram-se à série Sex Education para promover a performance ‘El violador eres tú‘ e em como “a culpa não era de Aimee, nem de onde estava, nem como se vestia…

Todas as informações sobre a performance e o Open Call no site da BoCA, Bienal de Arte Contemporânea. Não percas!


Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SÉTIMO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Celebramos os 50 anos do 25 de Abril, com todo o contexto atual triste e da transgressão da comunidade LGBTI e também da arte, nomeadamente das peças de teatro Quis Saber Quem Sou de Pedro Penhim, em cena por todo o país, e Catarina e a Beleza de Matar Fascistas de Tiago Rodrigues, agora em livro. No Dar Voz A… como não podia deixar de ser, temos… Taylor Swift e o seu novo e antológico The Tortured Poets Department. Ah, e não podiamos deixar de congratular Nymphia Wind, the next drag superstar!!! Artigos mencionados no episódio: 25 de Abril, o ponto de partida para o Orgulho LGBTI O 25 de Abril Também Passou Por Nós (e nós por ele) Nymphia Wind elogiada pela Presidente de Taiwan na vitória em RuPaul’s Drag Race Sasha Colby, vencedora de RuPaul’s Drag Race: “Sou uma mulher trans e uma drag queen. Sou a personificação do que querem erradicar” AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal EMIS24: Se és homem, mulher trans ou pessoa não binária que se sente sexualmente atraída por homens, este inquérito é para ti! CRONOLOGIA LGBTI DO 25 DE ABRIL 1974: 25 de Abril 1982: Homossexualidade descriminalizada 1999: Homossexuais e bissexuais podem servir abertamente nas Forças Armadas 2004: A orientação sexual é incluída na Constituição Portuguesa no artigo 13º – Princípio da Igualdade 2010: O Casamento é estendido a casais de pessoas do mesmo sexo 2015: Parlamento aprova adoção e apadrinhamento civil de crianças por casais do mesmo sexo 2018: Lei da autodeterminação de género 2021: Fim da discriminação na dádiva de sangue 2023: Criminalização das “terapias de conversão” INQUÉRITO EMIS2024: https://maastrichtuniversity.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_00TU5rrPxK3dzoO Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento ⁠#LGBTPodcasters⁠ 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: ⁠https://anchor.fm/esqrever/message⁠ 🗣 – Até já unicórnios #25deAbril #25deAbrilSempre #NymphiaWind #DragRace #TaylorSwift #TTPD — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department
  2. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  3. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Deixa uma resposta