O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal nos Países Baixos desde 2001, mas sempre se presumiu que a lei não poderia ser aplicar à família real, pois teria que haver uma pessoa herdeira do trono. Mas agora, o primeiro-ministro interino Mark Rutte deixou claro que qualquer rei ou rainha também poderia casar-se com uma pessoa do mesmo sexo.
A herdeira do trono holandês, a Princesa Catherina-Amalia, que completa 18 anos em dezembro, poderá casar com uma mulher e ser rainha, garantiu o primeiro-ministro holandês. “O gabinete não vê que uma pessoa herdeira do trono ou o rei devam abdicar se quiserem casar com um parceiro do mesmo sexo“, explicou no parlamento.
Como filha mais velho do Rei Guilherme Alexandre, o futuro da princesa Amália foi examinado num livro durante o verão passado e levantando a questão do que poderia acontecer se ela escolhesse se casar com um parceiro do mesmo sexo. O livro não especulou sobre a orientação sexual da princesa, nem há indicação de nenhum casamento em andamento.
Embora o gabinete deixe claro que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é possível, o que não se sabe é o que aconteceria com a sucessão se houvesse crianças nascidas de um casamento real entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo, por meio de adoção ou doação de esperma.
“É terrivelmente complicado“, explicou Rutte. A constituição holandesa afirma que o rei ou a rainha só podem ser sucedidos por um “descendente legal“. O primeiro-ministro disse que era puramente teórico nesta fase, mas caberia ao parlamento que é a instituição que aprova um casamento real. “Atravessaremos essa ponte“, disse.
Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia? – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer