Afeganistão: Parceria entre organizações não governamentais ajudou 29 pessoas LGBTI a fugir do regime talibã

Imagem baseada em fotografia da Rainbow Railroad aquando do embarque das pessoas LGBTI refugiadas.

A organização não-governamental com sede em Toronto desempenhou um papel fundamental na ajuda a um grupo de pessoas afegãs LGBTI a escapar do regime talibã no Afeganistão. Esta é a conclusão de um esforço intercontinental que levou meses para retirá-las de Cabul.

Depois de receber centenas de pedidos de ajuda de pessoas afegãs que temiam pela sua segurança e pela sua vida, a Rainbow Railroad, uma organização que ajuda pessoas LGBTI a escapar da perseguição, trabalhou com a Stonewall para ajudar os membros da comunidade a escapar para o Reino Unido.

O primeiro grupo de 29 pessoas embarcou num voo militar na sexta-feira com destino a um local não revelado no Reino Unido, anunciou o Escritório Britânico de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento [imagem acima].

A esperança da Rainbow Railroad é que elas sejam as primeiras de centenas que chegarão ao Reino Unido através deste esforço, e que outros governos, nomeadamente os governos americano e canadiano, façam parceria connosco em operações semelhantes“, disse Eric Wright, diretor de comunicação da Rainbow Railroad.

Wright disse ainda que há estudantes e ativistas LGBTI no Afeganistão entre as pessoas socorridas, alvos do regime talibã.

A homossexualidade é criminalizada sob a lei afegã, com infratores a enfrentar penas de prisão ou mesmo de morte. Um relatório de 2020 dos EUA descobriu que as pessoas LGBTI enfrentaram discriminação no emprego e nos cuidados de saúde, e também são vulneráveis a espancamentos e agressões sexuais pelas forças de segurança no Afeganistão.

A campanha envolveu “meses de desenvolvimento de parcerias e defesa direta ao governo do Reino Unido aos mais altos níveis“, disse Wright, incluindo uma carta urgente assinada em conjunto pela diretora executiva da Stonewall, Nancy Kelley, e pelo diretor executivo da Rainbow Railroad, Kimahli Powell. Na carta era solicitada ajuda urgente para transportar pessoas afegãs LGBTI que se encontravam “em extremo risco de tortura e morte nas mãos dos talibãs e que temiam pelas suas vidas“.

A Rainbow Railroad disse ter recebido mais de 700 pedidos de ajuda vindos do Afeganistão desde que o regime talibã assumiu o controlo do país. O grupo diz que é mais de um quarto do número de pedidos de ajuda que chegam a cada ano de todo o mundo. Como resultado, o grupo contratou pessoal extra especificamente para triagem de casos no Afeganistão.

Apenas 29 pessoas puderam ser transportadas por via aérea ao mesmo tempo por causa da operação e dos riscos extremos de segurança que surgem com o movimento de pessoas através das fronteiras. O grupo será agora apoiado por pela organização Stonewall e outras instituições para começar as suas novas vidas no Reino Unido.

Espera-se que mais pessoas afegãs LGBTI cheguem ao Reino Unido nos próximos meses.

Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SÉTIMO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Celebramos os 50 anos do 25 de Abril, com todo o contexto atual triste e da transgressão da comunidade LGBTI e também da arte, nomeadamente das peças de teatro Quis Saber Quem Sou de Pedro Penhim, em cena por todo o país, e Catarina e a Beleza de Matar Fascistas de Tiago Rodrigues, agora em livro. No Dar Voz A… como não podia deixar de ser, temos… Taylor Swift e o seu novo e antológico The Tortured Poets Department. Ah, e não podiamos deixar de congratular Nymphia Wind, the next drag superstar!!! Artigos mencionados no episódio: 25 de Abril, o ponto de partida para o Orgulho LGBTI O 25 de Abril Também Passou Por Nós (e nós por ele) Nymphia Wind elogiada pela Presidente de Taiwan na vitória em RuPaul’s Drag Race Sasha Colby, vencedora de RuPaul’s Drag Race: “Sou uma mulher trans e uma drag queen. Sou a personificação do que querem erradicar” AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal EMIS24: Se és homem, mulher trans ou pessoa não binária que se sente sexualmente atraída por homens, este inquérito é para ti! CRONOLOGIA LGBTI DO 25 DE ABRIL 1974: 25 de Abril 1982: Homossexualidade descriminalizada 1999: Homossexuais e bissexuais podem servir abertamente nas Forças Armadas 2004: A orientação sexual é incluída na Constituição Portuguesa no artigo 13º – Princípio da Igualdade 2010: O Casamento é estendido a casais de pessoas do mesmo sexo 2015: Parlamento aprova adoção e apadrinhamento civil de crianças por casais do mesmo sexo 2018: Lei da autodeterminação de género 2021: Fim da discriminação na dádiva de sangue 2023: Criminalização das “terapias de conversão” INQUÉRITO EMIS2024: https://maastrichtuniversity.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_00TU5rrPxK3dzoO Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento ⁠#LGBTPodcasters⁠ 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: ⁠https://anchor.fm/esqrever/message⁠ 🗣 – Até já unicórnios #25deAbril #25deAbrilSempre #NymphiaWind #DragRace #TaylorSwift #TTPD — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department
  2. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  3. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer