
Maluda, filme que a RTP2 irá estrear esta segunda-feira, dia 15 às 22h, é um trabalho protagonizado por Margarida Moreira e com realização de Jorge Paixão da Costa.
A pintora, nascida Maria de Lourdes Ribeiro em Goa, tornou-se num dos ícones máximos da arte com foco na paisagem urbana em Portugal, tendo muitos dos seus trabalhos sido amplamente popularizados através dos selos oficiais dos CTT na década de 1980. Também quebrou barreiras sociais nesses anos, tendo-se relacionado com a atriz Ana Zanatti e foi também essa coragem que levaria a argumentista de Maluda, Filipa Martins, a aceitar o desafio de escrever o argumento para o filme: “Era precisa muita audácia para assumir e viver uma relação apaixonada com a apresentadora e atriz Ana Zanatti [que tem uma pequena participação no filme como entrevistadora], já nessa época uma figura pública.” Com os rumores e os murmúrios escondidos nas costas de ambas, a escritora disse que “os quadros de Maluda começaram a vender menos.”
A ação do filme passa-se nas décadas de 1970 e 1980, tendo a casa da pintora em Lisboa como ponto central. Segundo a RTP, “Maluda desenvolve-se em torno de uma entrevista concedida a uma jornalista, onde a pintora discorre sobre a sua vida e obra, levando-nos a conhecer várias situações passadas e ilustrando assim melhor a sua personalidade.” O pretexto para a conversa são precisamente os referidos selos que desenhou para os CTT e que acabariam por conquistar o Prémio Mundial para o Melhor Selo (1987 e 1989).
Falecida em 1999, Maluda recebeu ainda, entre outros, o Prémio Bordalo Pinheiro, da Casa da Imprensa, e Honraria Ordem do Infante D. Henrique, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.
O trailer do filme pode ser assim visto:
Ep.167 – Tina Turner, Mariana Mortágua, Saúde Feminina e Não-Binarismo no México – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer
1 comentário