Dia Mundial de Luta Contra o VIH/SIDA: Falta de acesso a serviços de saúde mental tem elevado impacto em pessoas que vivem com o VIH

Imagem por Nacho Doce

Em pleno Dia Mundial de Luta Contra o VIH/SIDA, foi anunciado que Portugal é o único país da União Europeia sem dados de diagnósticos em 2020 no relatório sobre a vigilância da infecção VIH/SIDA do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças. Esta falha ocorreu pela dificuldade que hospitais tiveram em reportar casos devido a problemas informáticos, tendo sido notificados menos de 500 casos, um número consideravelmente inferior ao que é habitual. Devido à inconsistência destes números e de estarem incompletos, as autoridades nacionais decidiram não divulgar hoje o relatório sobre a evolução da infecção VIH em Portugal como é habitual.  A pandemia do covid-19 obrigou ao desvio de recursos, alegaram.

Mas os desafios não se ficam por aqui, além de toda a luta contra o vírus e o estigma a ele associado e que foi abordado no mais recente episódio do Podcast Dar Voz A esQrever, há mais desafios que ficaram recentemente a descoberto.

O estudo “Mental health and access to mental health services for people living with HIV in the WHO European Region” revelou que as questões relacionadas com a saúde mental têm um forte impacto nas pessoas que vivem com o VIH, na região europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS). Daniel Simões, membro do European AIDS Treatment Group (EATG) e o autor principal deste trabalho, lembrou que há, paralelamente, “baixos níveis de acesso aos serviços de saúde mental” por parte das pessoas que vivem com o VIH.

Trata-se de um estudo exploratório, que procurou obter ‘uma visão global’, ao analisar as diversas dimensões da saúde mental das pessoas que vivem com o VIH: impacto da pandemia e do diagnóstico de VIH na saúde mental o tipo de respostas que estão disponíveis e o acesso a essas mesmas respostas”, explicou.

Após a realização deste inquérito, ficou claro que há um reduzido acesso das pessoas que vivem com o VIH a serviços de saúde mental e, como tal, os problemas reportados relacionados com a saúde mental destas pessoas são bastante superiores aos da população em geral.

Há muito poucas respostas de apoio à saúde mental, especificamente dirigidas às pessoas que vivem com o VIH, pelo menos, que sejam acessíveis e conhecidas. O que significa que há poucas pessoas com acesso a estes serviços, mesmo ao longo do seu acompanhamento clínico”, reforçou.

O nosso objetivo é contribuir, com estas recomendações, para que haja, pelo menos, uma avaliação de saúde mental de todas as pessoas que vivem com VIH e, se for caso disso, uma referenciação para os serviços de apoio. Temos pessoas no próprio EATG que, em 20 anos de serviços de saúde de VIH, não tiveram uma única avaliação do estado de saúde mental. O VIH é uma doença que continua associada a estigma e discriminação, ao contrário de outras doenças crónicas, e o diagnóstico de VIH pode ter um forte impacto na saúde mental.”


Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SÉTIMO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Celebramos os 50 anos do 25 de Abril, com todo o contexto atual triste e da transgressão da comunidade LGBTI e também da arte, nomeadamente das peças de teatro Quis Saber Quem Sou de Pedro Penhim, em cena por todo o país, e Catarina e a Beleza de Matar Fascistas de Tiago Rodrigues, agora em livro. No Dar Voz A… como não podia deixar de ser, temos… Taylor Swift e o seu novo e antológico The Tortured Poets Department. Ah, e não podiamos deixar de congratular Nymphia Wind, the next drag superstar!!! Artigos mencionados no episódio: 25 de Abril, o ponto de partida para o Orgulho LGBTI O 25 de Abril Também Passou Por Nós (e nós por ele) Nymphia Wind elogiada pela Presidente de Taiwan na vitória em RuPaul’s Drag Race Sasha Colby, vencedora de RuPaul’s Drag Race: “Sou uma mulher trans e uma drag queen. Sou a personificação do que querem erradicar” AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal EMIS24: Se és homem, mulher trans ou pessoa não binária que se sente sexualmente atraída por homens, este inquérito é para ti! CRONOLOGIA LGBTI DO 25 DE ABRIL 1974: 25 de Abril 1982: Homossexualidade descriminalizada 1999: Homossexuais e bissexuais podem servir abertamente nas Forças Armadas 2004: A orientação sexual é incluída na Constituição Portuguesa no artigo 13º – Princípio da Igualdade 2010: O Casamento é estendido a casais de pessoas do mesmo sexo 2015: Parlamento aprova adoção e apadrinhamento civil de crianças por casais do mesmo sexo 2018: Lei da autodeterminação de género 2021: Fim da discriminação na dádiva de sangue 2023: Criminalização das “terapias de conversão” INQUÉRITO EMIS2024: https://maastrichtuniversity.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_00TU5rrPxK3dzoO Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento ⁠#LGBTPodcasters⁠ 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: ⁠https://anchor.fm/esqrever/message⁠ 🗣 – Até já unicórnios #25deAbril #25deAbrilSempre #NymphiaWind #DragRace #TaylorSwift #TTPD — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department
  2. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  3. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Exit mobile version
%%footer%%