Dia Mundial de Luta Contra o VIH/SIDA: Falta de acesso a serviços de saúde mental tem elevado impacto em pessoas que vivem com o VIH

Imagem por Nacho Doce

Em pleno Dia Mundial de Luta Contra o VIH/SIDA, foi anunciado que Portugal é o único país da União Europeia sem dados de diagnósticos em 2020 no relatório sobre a vigilância da infecção VIH/SIDA do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças. Esta falha ocorreu pela dificuldade que hospitais tiveram em reportar casos devido a problemas informáticos, tendo sido notificados menos de 500 casos, um número consideravelmente inferior ao que é habitual. Devido à inconsistência destes números e de estarem incompletos, as autoridades nacionais decidiram não divulgar hoje o relatório sobre a evolução da infecção VIH em Portugal como é habitual.  A pandemia do covid-19 obrigou ao desvio de recursos, alegaram.

Mas os desafios não se ficam por aqui, além de toda a luta contra o vírus e o estigma a ele associado e que foi abordado no mais recente episódio do Podcast Dar Voz A esQrever, há mais desafios que ficaram recentemente a descoberto.

O estudo “Mental health and access to mental health services for people living with HIV in the WHO European Region” revelou que as questões relacionadas com a saúde mental têm um forte impacto nas pessoas que vivem com o VIH, na região europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS). Daniel Simões, membro do European AIDS Treatment Group (EATG) e o autor principal deste trabalho, lembrou que há, paralelamente, “baixos níveis de acesso aos serviços de saúde mental” por parte das pessoas que vivem com o VIH.

Trata-se de um estudo exploratório, que procurou obter ‘uma visão global’, ao analisar as diversas dimensões da saúde mental das pessoas que vivem com o VIH: impacto da pandemia e do diagnóstico de VIH na saúde mental o tipo de respostas que estão disponíveis e o acesso a essas mesmas respostas”, explicou.

Após a realização deste inquérito, ficou claro que há um reduzido acesso das pessoas que vivem com o VIH a serviços de saúde mental e, como tal, os problemas reportados relacionados com a saúde mental destas pessoas são bastante superiores aos da população em geral.

Há muito poucas respostas de apoio à saúde mental, especificamente dirigidas às pessoas que vivem com o VIH, pelo menos, que sejam acessíveis e conhecidas. O que significa que há poucas pessoas com acesso a estes serviços, mesmo ao longo do seu acompanhamento clínico”, reforçou.

O nosso objetivo é contribuir, com estas recomendações, para que haja, pelo menos, uma avaliação de saúde mental de todas as pessoas que vivem com VIH e, se for caso disso, uma referenciação para os serviços de apoio. Temos pessoas no próprio EATG que, em 20 anos de serviços de saúde de VIH, não tiveram uma única avaliação do estado de saúde mental. O VIH é uma doença que continua associada a estigma e discriminação, ao contrário de outras doenças crónicas, e o diagnóstico de VIH pode ter um forte impacto na saúde mental.”


Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual! Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO SEPTUAGÉSIMO OITAVO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos de mais um estudo científico que declara que a terapia hormonal melhora a saúde mental de pessoas trans e de estatísticas de discriminação de pessoas LGBTI em locais de férias. Como tema principal falamos de bissexualidade em honra do Dia da Visibilidade Bi no dia 23 de Setembro. No Dar Voz A… damos destaque ao RuPaul's Drag Race Down Under e ao último álbum de Anohni, My Back Was a Bridge for You to Cross. Artigos mencionados no episódio: Pessoas adultas trans com acesso a testosterona têm melhores resultados de saúde mental 79% das pessoas LGBTQIA+ pondera a sua segurança ao escolher locais para viajar Combater mitos e preconceitos: Como Apoiar a Juventude Bissexual Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios Linhas de Apoio e de Prevenção do Suicídio em Portugal Linha LGBTDe Quinta a Sábado, das 20h às 23h218 873 922969 239 229SOS Voz Amiga(entre as 16 e as 24h00)213 544 545912 802 669963 524 660Telefone da Amizade228 323 535Escutar – Voz de Apoio – Gaia225 506 070SOS Estudante(20h00 à 1h00)969 554 545Vozes Amigas de Esperança(20h00 às 23h00)222 080 707Centro Internet Segura800 219 090 Quebrar o Silêncio (apoio para homens e rapazes vítimas de abusos sexuais) Linha de apoio: 910 846 589 Email: apoio@quebrarosilencio.pt Associação de Mulheres Contra a Violência – AMCV Linha de apoio: 213 802 165 Email: ca@amcv.org.pt Emancipação, Igualdade e Recuperação – EIR UMAR Linha de apoio: 914 736 078 Email: eir.centro@gmail.com — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual!
  2. Ep.177 – Discurso de Ódio Online, Queer Lisboa 27, Roísín Murphy e… TERFs!
  3. Ep.176 – Rubiales, JMJ e Nossa Senhora… BJÖRK!

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Exit mobile version
%%footer%%