Disney promete ajudar a revogar lei “Don’t Say Gay” da Flórida: “Nunca deveria ter sido aprovada”

Variação de imagem da Variety.

É sabido que a Disney tem sido tímida no seu apoio à população LGBTI e à sua representação nas suas obras. Com a aprovação do projeto de lei “Don’t Say Gay” na Flórida, a empresa de entretenimento emitiu um comunicado prometendo ajudar a revogar a controversa legislação.

projecto de lei proíbe a “discussão sobre orientação sexual ou identidade de género nas salas de aula” dos infantários e até ao terceiro ano, daí o nome dado por pessoas críticas ao mesmo, “Don’t Say Gay”.

É comum as empresas norte-americanas financiarem pessoas e projetos diversos e opostos, numa lógica de, independentemente do resultado, conseguirem influência política. Sairão assim beneficiadas, seja qual for a pessoa ou projeto que ganhe mais votos. Uma imparcialidade liberal?

O projeto HB 1557 da Flórida, também conhecido como “Don’t Say Gay’, nunca deveria ter sido aprovado e nunca deveria ter sido assinado em lei“, diz o comunicado. “O nosso objetivo como empresa é que esta lei seja revogada pela legislatura ou derrubada nos tribunais. Continuamos comprometidos em apoiar as organizações nacionais e públicas que trabalham para o conseguir. Estamos dedicados a defender os direitos e a segurança dos membros LGBTQ+ da família Disney, bem como da comunidade LGBTQ+ na Flórida e em todo o país.”

Equipas da Disney e da Pixar uniram forças para proteger pessoas LGBTI

Antes do projeto de lei ser aprovado no Senado da Flórida, pessoas da comunidade LGBTQ da Disney enviaram a Bob Chapek, diretor executivo, e a outras lideranças da empresa uma carta a solicitar que a empresa “emitisse uma declaração pública a condenar as políticas anti-LGBTQIA+ nos EUA“.

Depois da pressão, Chapek emitiu uma declaração pública. Nela afirmou que o “maior impacto” que a Disney pode causar “na criação de um mundo mais inclusivo é através do conteúdo inspirador” que produz. Esta resposta provocou indignação por tomar uma ‘posição suave’.

Numa reunião de acionistas dias depois, Chapek anunciou que a Disney iria doar 5 milhões de dólares à Human Rights Campaign e a outras organizações de direitos LGBTI.

Equipa da Pixar emitiu uma carta a exigir que a Disney retirasse o apoio financeiro a todas as legislaturas que apoiavam o projeto de lei “Don’t Say Gay”. Pediu também que “tomasse uma posição pública clara” contra a legislação e outras semelhantes. A carta alega que os executivos corporativos da Disney exigiram cortes de “quase todos os momentos de afeto abertamente gay” nos conteúdos da empresa.


O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO QUINTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Estamos uma semana atrasados mas não vamos colocar a culpa em ninguém senão o Nuno. Ainda ressacados da visita da Madonna, falamos… purum, de religião. Começamos pelas tentativas da Embaixada de Israel em Portugal de recrutar aliados na comunidade LGBTI e falamos nos novos desenvolvimentos na Igreja Católica e caminho (tortuoso) de aceitação de pessoas trans. No meio falamos de terapias de conversão, da Jamie Lee Curtis, mommy issues e ainda temos tempo de Dar Voz A… Baldur's Gate 3, o jogo do ano (?) para consolas e PC. Artigos mencionados no episódio: rede ex aequo denuncia tentativa de instrumentalização da comunidade LGBTI por parte de Israel Papa Francisco confirma que pessoas trans podem ser batizadas e ser padrinhos ou madrinhas, mas desde que “não haja risco de gerar escândalo público ou desorientar fiéis” Sobreviventes de ‘terapias de conversão’ falam sobre as suas experiências em novo documentário: “quase destruiu a minha vida” Jamie Lee Curtis critica a homofobia e a transfobia ’em nome da religião’ Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  2. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)
  3. Ep.183 – ESPECIAL Madonna: 4 Décadas de Música e de Ativismo

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Exit mobile version
%%footer%%