Centro LGBTI da ILGA Portugal vandalizado em pleno Mês de Orgulho

Centro LGBTI da ILGA Portugal vandalizado em pleno Mês de Orgulho
Imagens via ILGA PORTUGAL.

O Centro LGBTI foi vandalizado na semana que a ILGA Portugal participa pela primeira vez na exposição «Tronos de Santo António 2022», promovida pela EGEAC e pelo Museu de Lisboa.

“Ao fim de tantos anos”, explicou a associação, “queríamos prestar homenagem às Festas de Lisboa“. através da “expressão artística” e da “afirmação das nossas identidades“. Mas, após o ato de vandalismo que pintou e riscou a montra do Centro LGBTI, conclui que “foi demais”. E relembra a ILGA Portugal que, “apesar de todos os avanços e conquistas legais, expressar os nossos corpos, sentimentos, visões, desejos, torná-los públicos e visíveis continua a ser visto como um ato de desrespeito para com a dita “normalidade”“.

Este não foi o primeiro ataque contra a participação do Centro LGBTI na exposição de rua

A ILGA Portugal explicou também que esta foi a terceira demonstração contra a sua participação na exposição «Tronos de Santo António 2022».

Dúvidas houvesse“, prosseguiu, “continua a ser fundamental a existência de ações de visibilidade, apoio e afirmação dos nossos direitos“. Relembrou que o hastear de uma bandeira arco-íris “por uma autarquia, empresa, escola, local de trabalho” representa o compromisso de “assegurar direitos e promover a visibilidade da comunidade LGBTI+“, mas também sinalizar “a união de pessoas aliadas nesta luta pela igualdade e não discriminação“.

Por tudo isto, “continua a ser relevante termos o nosso Centro Comunitário de portas viradas e bem abertas para a rua, abraçando todo o país através dos nossos grupos e serviços“.

E a ILGA Portugal garante que o trono continuará “bem visível e cheio de orgulho durante este mês” e convida a que “venham visitá-lo e celebrar connosco“.

O Arraial Lisboa Pride, promovido pela associação. acontece dia 25 de junho na Praça do Comércio em Lisboa.

Exit mobile version
%%footer%%