Parlamento alemão hasteia bandeira arco-íris pela primeira vez

Parlamento alemão hasteia bandeira arco-íris pela primeira vez

Pela primeira vez na sua história, o Bundestag hasteou a bandeira do arco-íris durante as comemorações do Christopher Street Day na capital alemã este fim‑de‑semana em Berlim.

Desde a manhã de sábado que bandeira do Orgulho LGBTI+ está hasteada na torre sudoeste do edifício do Reichstag de Berlim, a sede do parlamento alemão. Mais duas foram colocadas em frente às fachadas leste e oeste do edifício.

Somente em abril deste ano o Ministério do Interior concedeu oficialmente permissão para que a bandeira do arco-íris pudesse ser hasteada em frente ou em edifícios de serviço federal. A presidente do Bundestag, Bärbel Bas, anunciou o hastear da bandeira no Reichstag em junho e afirmou que isso aumentaria significativamente a visibilidade do compromisso com a diversidade e a diversidade do parlamento alemão.

A prefeita de Berlim, Franziska Giffey, lamentou numa declaração que as minorias sexuais ainda eram discriminadas: “Ainda hoje, as pessoas pertencentes à comunidade LGBTIQ+ são excluídas e até mesmo atacadas fisicamente“, disse. “Devemos, portanto, tomar uma posição decisiva contra o ódio e a exclusão.”

Christopher Street Day reuniu 350.000 pessoas em Berlim

O Christopher Street Day é uma celebração e manifestação LGBTI+  anual europeia realizada em várias cidades pelos direitos das pessoas LGBTI+ e contra a sua discriminação e exclusão. Com um percurso de mais de sete quilómetros da Leipziger Straße, via Nollendorfplatz, e da Großer Stern, passando pela Coluna da Vitória até o evento final no Portão de Brandemburgo, Berlim reuniu 350.000 pessoas após dois anos de restrições relacionadas com a pandemia da COVID19.

O parlamento alemão aprovou em maio de 2020 uma lei que proíbe as chamadas “terapias de conversão” para jovens LGBTI. Quem infringir a nova lei poderá ver condenação de um ano de prisão ou uma multa de € 30.000. 

Deixa uma resposta Cancel reply

Exit mobile version
%%footer%%