Casa Qui lança “Guião de Boas Práticas para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens LGBTI”

Casa Qui lança "Guião de Boas Práticas para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens LGBTI"

A Casa Qui – Associação de Solidariedade Social – lançou, em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos em Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ), um projeto de promoção de boas práticas de apoio a crianças e jovens LGBTI.

As crianças e jovens LGBTI são um grupo especialmente vulnerável, com estatísticas elevadas de isolamento, depressão, suicídio, insucesso e abandono escolar, sofrimento de violência em contexto escolar e de violência familiar.

Através deste projeto, lançado em 2020, surge agora o Guião de Boas Práticas, apresentando-se com a missão de ser o documento mais completo sobre a infância e juventude LGBTI+ elaborado até à data em Portugal. Este permitirá tornar acessível informação científica, estruturada, completa e atualizada sobre crianças e jovens LGBTI+ para suporte às ações de prevenção e intervenção dos agentes locais no âmbito da Educação e Proteção de Crianças e Jovens/Infância e Juventude e servir, adicionalmente, como material de suporte às ações de sensibilização e de formação sobre estes temas, em projetos complementares da Casa Qui ou de outras entidades.

O Guião de Boas Práticas para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens LGBTI+ tem como objetivo tornar acessível informação científica, estruturada, completa e atualizada sobre crianças e jovens lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, trans ou intersexo (LGBTI+) para suporte às ações de prevenção e intervenção dos agentes locais no âmbito da Educação e Proteção de Crianças e Jovens ou Infância e Juventude. Adicionalmente, poderá servir como material de apoio às ações de sensibilização e de formação sobre estes temas, realizadas junto de públicos estratégicos.

O Guião aborda conceitos sobre género e diversidade sexual, bem como vários tipos de violência

  • Conceitos e Crenças sobre Género e Diversidade Sexual
    • Sexo e Género
    • Orientação Sexual
    • Identidade de Género e Expressão de Género
    • Características Sexuais
  • Violência Familiar
  • Violência em Contexto Escolar
  • Violência no Namoro
  • Violência Institucional

Ao nível da sua organização, o guião apresenta uma diferenciação entre o termo “Sexo” e “Género”, que consideramos ser essencial para a compreensão das temáticas sobre a orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais. Posteriormente, são apresentadas definições sobre cada um destes temas. De seguida, serão compartimentados os quatro tipos de violência frequentemente vivenciados pelas crianças e jovens LGBTI+, estando a cada um deles associado um conjunto de boas práticas que poderão ser adotadas na intervenção com esta população. No final do guião, estão reunidos diversos recursos e referências que poderão servir de apoio na intervenção com crianças e jovens LGBTI+, assim como na sensibilização e formação de uma variedade de agentes que fazem parte dos diferentes microssistemas desta população.

A Casa Qui pretende com este guia que todas as equipas e profissionais promovam a liberdade e o direito de jovens e crianças explorarem, de forma individual, segura e privada, a sua própria sexualidade, identidade e/ou expressão de género, sem existir qualquer imposição ao nível de rótulos.

Importa salientar que as definições e os termos apresentados no guião não são considerados universais. A Casa Qui – Associação de Solidariedade Social opta, sempre que possível, pela utilização de termos científicos que estejam validados à presente data.

O guião pode ser descarregado AQUI [.pdf].

Apresentação do Guião pela Casa Qui

Deixa uma resposta Cancel reply

Exit mobile version
%%footer%%