
Durante os dias 15 a 18 de setembro realiza-se a 24ª edição da Semana da Juventude de São João da Madeira, promovida pelos Ecos Urbanos. No último dia do evento, a cidade recebe a sua 2ª Marcha do Orgulho LGBTQIA+.
A Semana da Juventude em São João da Madeira destina-se a promover a ligação da cidade com a sua juventude. Este ano, de 15 a 18 de setembro, a semana estará repleta de atividades gratuitas. Mais um ano com o apoio dos Ecos Urbanos, o projeto EcosAção objetiva desconstruir estereótipos, combater o preconceito e zelar pelos direitos humanos.
Prevista para dia 18 de setembro, a 2ª Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de São João da Madeira promete seguir o sucesso da primeira edição. A marcha terá início às 15h do dia 18, domingo, na Praça Luís Ribeiro. A organização apela ao apoio, participação, divulgação e mobilização de pessoas, para mais uma vez colocarem a orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais nas ruas de São João da Madeira.
Criado em 2021, ‘EcosAção’ é um grupo informal de jovens sanjoanenses, pelo Combate ao Preconceito e Discriminção presentes na sociedade em que vivemos. No primeiro ano da sua existência, este grupo organizou a Primeira Marcha do Orgulho LGBTQIA+ em São João da Madeira. Este evento juntou mais de 300 pessoas, que se deslocaram de vários concelhos vizinhos (como Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Porto, etc.) para, nesta cidade, marcharem juntas pelos Direitos Humanos, Igualdade de Género e pela Tolerância. Além de um momento inesquecível para as pessoas participantes, este dia foi relatado e divulgado por diversos meios de comunicação.