Reeditado ‘O Sr. Ganimedes’, uma referência histórica da literatura LGBTQ+

Reeditado O Sr. Ganimedes, uma referência histórica da literatura LGBTQ+

Foi reeditado com uma nova introdução o livro ‘O Sr. Ganimedes’, de Alfredo Gallis, uma referência histórica da literatura LGBTQ+.

A 2.ª edição moderna do livro ‘O Sr. Ganimedes: Psicologia de um Efebo’, da INDEX ebooks, inclui uma nova “Introdução” por Fernando Curopos. Nela é enquadrado historicamente este romance de 1906 de Alfredo Gallis, destacando a importância que teve no âmbito da literatura LGBTQ+ e oferecendo análise e comentário literário, ilustrações da época e dados biográficos sobre o autor.

Curopos considera que “Gallis antecipa a questão da disforia de género e da potencialidade erótica-identitária do travestismo, como também é precursor dos romances que vertem sobre a «feminização», subgénero da literatura pornográfica que emerge a partir da primeira década do século XX em França, a condizer tanto com a realidade do travestismo nas comunidades homossexuais das grandes capitais europeias, inclusive em Lisboa, quanto com a sua respetiva divulgação e teorização na «scientia sexualis».”

Sinopse do livro ‘O Sr. Ganimedes’

Lígia casa-se por interesse com um rico comerciante que fez fortuna no Brasil, um homem bastante mais velho do que ela. Respeita-o, mas não o ama. Quando fica viúva, aos 32 anos de idade, regressa a Portugal e perde-se de amores por Leonel, que conhecera de criança, quando era ainda um jovem tímido e efeminado, mas que agora crescera para se tornar num esbelto e elegante cavalheiro que fazia suspirar as donzelas da capital. Leonel, no entanto, estava apaixonado por Liberato, um homem rude e façanhudo, de farto bigode, que gostava de o ver vestido de dama fina.

Ficha Técnica

Título: O Sr. Ganimedes: Psicologia de um Efebo
Autor: Alfredo Gallis
1.ª edição: 1906
Introdução: Fernando Curopos
Coleção: Clássicos de Literatura Gay (n.º 1)
Data de lançamento: 3-out-2022
Páginas: 220
Preço: 1 euro (e-book)

Formatos: e-book, paperback e hardcover (disponível lojas Amazon, Google Play, Apple, Kobo, Wook, Bertrand)
Mais informações na Index Ebooks.

Deixa uma resposta Cancel reply

Exit mobile version
%%footer%%