Josh Cavallo critica FIFA: “Para sermos grandes líderes no desporto, nunca devemos desistir de reunir todas as pessoas”

Josh Cavallo critica FIFA: "Para sermos grandes líderes no desporto, nunca devemos desistir de reunir todas as pessoas"

O australiano Josh Cavallo, que se tornou em 2021 o primeiro futebolista no ativo a sair do armário, insurgiu-se contra a decisão da FIFA de impedir as braçadeiras arco-íris no Mundial de Futebol Masculino no Qatar. Para o jogador, a proibição da FIFA contra as braçadeiras “One Love” mostra que o futebol continua longe de ser um espaço inclusivo.

Josh Cavallo disse que com a falta de apoio à iniciativa de várias seleções europeias pela inclusão ele perdeu todo o respeito pela FIFA. “Eu amo a minha identidade“, escreveu o jogador do Adelaide United. “Ao proibirem todas as equipas de usar a braçadeira “One Love” para apoiar ativamente a comunidade LGBTQ+ no Mundial de Futebol Masculino fazem com que eu perca o respeito [pela FIFA].”

Todo o trabalho que os meus colegas aliados e a comunidade LGBTQ+ estão a fazer para tornar o futebol inclusivo, a FIFA mostrou que o futebol não é um lugar para todas as pessoas.”

Sete países europeus, entre os quais não constava Portugal, tinham previsto usar a braçadeira “One Love”, mas recuaram face à ameaça de “sanções desportivas” feitas pela FIFA.

Os ataques à comunidade LGBTQ+ pelos líderes do Mundial de Futebol Masculino afetam muitas pessoas que vivem em silêncio. Para sermos grandes líderes no desporto, nunca devemos desistir de reunir todas as pessoas“, reforçou.

Josh Cavallo joga no campeonato australiano no Adelaide United e tornou pública a sua homossexualidade em outubro de 2021.

Deixa uma resposta