Qatar 2022: Adepto invade campo com bandeira arco-íris no Portugal-Uruguai

Qatar 2022: Adepto invade campo com bandeira arco-íris no Portugal-Uruguai

Mario Ferri, um futebolista e ativista italiano, invadiu o campo com bandeira arco-íris e mensagens de apoio às mulheres iranianas e à Ucrânia durante o jogo Portugal-Uruguai do Mundial de Futebol Masculino no Qatar.

Ainda há semanas questionava se voltaríamos a ver fã a invadir o campo durante um dos jogos, tal como aconteceu no Campeonato Europeu de 2021 entre a Alemanha e a Hungria. Um gesto desses, feito de forma explícita e pública, dizia, seria símbolo de uma tremenda coragem. Porque, aí sim e ao contrário dos jogadores em campo, a pessoa teria tudo a perder.

O dia foi hoje e decorreu ao minuto 61 do maior palco do mundo. O homem conseguiu escapar à segurança do estádio que recebia a seleção nacional masculina de futebol e evadiu o relvado. Com ele levou uma landeiros arco-íris, símbolo do Orgulho LGBTI+, bem como mensagens de apoio às mulheres iranianas e à Ucrânia.

Respeito pelas mulheres iranianas” e “Salvem a Ucrânia” podia ser lido na sua camisola.

Mario Ferri foi depois detido no relvado e retirado do recinto. Mas pelo caminho fez História e os Direitos Humanos agradecem! Agora é também o momento de o proteger e esperamos que as autoridades do Qatar o libertem de imediato.

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%