10 figuras públicas que saíram do armário em 2022

Da representação no grande e no pequeno ecrã. a desportistas de grandes ligas e a artistas musicais, um grupo de figuras públicas saíram orgulhosamente do armário em 2022.

Embora as circunstâncias da saída do armário tenham sido distintas entre si – com algumas a sofrerem pressão para o coming out – muitas das personalidades disseram que uma das principais razões por detrás dos seus anúncios era dar o exemplo e inspirar jovens a sentirem-se livres para viverem as suas vidas plenamente..

Sem mais demoras, aqui estão estrelas que saíram do armário em 2022.

Janelle Monáe

Janelle Monáe [na imagem em cima], a celebrada artista nomeada nos Grammys e que está a fazer atualmente furor no filme-sensação Glass Onion: Um Mistério Knives Out, assumiu-se não-binária em abril.

Eu não sou binária, simplesmente não me vejo apenas como uma mulher“, disse Monáe. “Sinto toda a minha energia. Sinto que Deus é muito maior do que o “ele” ou a “ela”. E se pertenço a Deus, eu sou tudo. Eu sou tudo. Mas sempre, sempre estarei com as mulheres. Sempre estarei com mulheres negras. Mas apenas vejo tudo o que sou – além do binário.”

Janelle Monáe confirmou usa pronomes ela/dela.

Nas Mohamed

Nas Mohamed, um médico de 35 anos que mora atualmente em São Francisco na Califórnia, deixou para trás uma vida onde escondeu quem era com medo de ser perseguido e tornou-se em junho no primeiro homem gay do Qatar a sair do armário.

No momento em que Nas Mohamed percebeu que era gay entrou em pânico:
Entrei num clube gay e soube aí que era 100% gay”, disse sobre uma viagem aos Estados Unidos da América enquanto estudante de medicina. “Fui para casa e chorei, pensei que minha vida estava em crise. Pensei que ia para o inferno e a minha vida condenada.”

Mohamed tornou-se fulcral na denúncia e exposição dos atentados cometidos contra a população LGBTI+ no Qatar durante o Mundial de Futebol Masculino no país.

Rebel Wilson e Ramona Agruma

Também em junho um jornal australiano revelou que pretendia fazer o outing da relação da popular atriz Rebel Wilson com a estilista Ramona Agruma.

A estrela de Pitch Perfect Bridesmaids anunciou a sua relação com a estilista Ramona Agruma na sua página do Instagram [acima]. Ela compartilhou uma foto de si mesma com a namorada e escreveu: “Pensei que estava à procura de um Príncipe da Disney… mas talvez o que realmente precisava este tempo todo fosse de uma Princesa Disney“.

Fãs da atriz e produtora felicitaram o seu orgulhoso anúncio, mas dias mais tarde o colunista do Sydney Morning Herald, Andrew Hornery, revelou que o jornal planeou publicar sobre a relação de Wilson com Agruma antes de ela própria o fazer. O típico outing, portanto, ou seja, quando alguém revela a orientação sexual (ou relacionamento não heterocisnormativo) sem o seu consentimento.

Maybelle Blair

A antiga jogadora de basebol Maybelle “Mae” Blair — também conhecida como “All the way Mae” saiu publicamente do armário aos 95 anos após a estreia da série da Amazon A League of Their Own (‘Liga de Mulheres’ em Portugal e ‘Uma Equipe Muito Especial’ no Brasil) no Tribeca Festival.

Acho que é uma ótima oportunidade para essas jovens jogadoras perceberem que não estão sozinhas e que não precisam de se esconder“, disse Blair durante um evento de promoção à série. “Eu escondi-me por 75, 85 anos e esta é basicamente a primeira vez que saio do armário.” Os aplausos do público foram imediatos.

Daria Kasatkina

Daria Kasatkina, a tenista mais bem classificada da Rússia, assumiu a relação com a patinadora artística Natalia Zabiiako numa entrevista em julho.

Se tenho namorada? Sim. É difícil viver muito tempo no ‘armário’ (…) Temos de estar em paz com nós mesmas, isso é a única coisa que importa“, disse a tenista de 25 anos.

Daria Kasatkina também se manifestou contra as políticas russas em relação às pessoas LGBTI+ e as restrições dos seus direitos. “Tantos assuntos são tabus na Rússia“, disse. “Essa noção de alguém querer ser gay ou se tornar [gay] é ridícula. Eu acho que não há nada mais fácil neste mundo do que ser hétero.”

José Carlos Malato

Em setembro, José Carlos Malato assumiu-se como pessoa não-binária. O popular apresentador da RTP defendeu que é um posicionamento ativista:

Ser não-binário é uma questão de princípio ativista, pelo menos para mim. Acredito que a dualidade masculino/feminino ou outro está presente nos seres humanos apesar da cultura fascista e da sociedade patriarcal a tentarem esmagar”, escreveu a cara conhecida da televisão portuguesa.

Lucas Krzikalla

O jogador profissional de andebol alemão Lucas Krzikalla, de 28 anos de idade, revelou em outubro que é gay. O atleta apresentou também o seu namorado, Chris Gross, e tornou-se assim no primeiro jogador profissional abertamente gay na Alemanha.

A revelação de Lucas Krzikalla aconteceu numa entrevista onde aproveitou para revelar que está a namorar. “Hoje posso dizer com muita clareza aqui: sou gay, tenho um namorado que amo e estou muito feliz com tudo isso“, disse.

Kit Connor

Kit Connor, da popular série Heartstopper, revelou em novembro que é bissexual, mas disse que se sentiu “forçado” a sair do armário após acusações de queerbaiting

Ainda em maio passado, Kit Connor, de 18 anos, disse não querer rotular a sua sexualidade. Mas em setembro foi visto de mãos dadas com a atriz Maia Reficco e foi a partir daí acusado de queerbaiting, ou seja, implicar relacionamentos não heterossexuais ou atração para agradar e atrair um público LGBTQ+, mas sem nunca assumi-los.

Kit Connor, que tinha abandonado o Twitter, retornou à rede social e simplesmente escreveu: “Regressei por um minuto. Sou bi. Parabéns por forçarem uma pessoa de 18 anos a sair do armário. Acho que algumas de vocês perderam o objetivo da série. Adeus.

O ator recebeu apoio imediato de colegas e fãs. Importa ainda relembrar que pessoas bissexuais são, frequentemente, tornadas invisíveis por preconceito e ignorância no seu dia a dia e também dentro da comunidade LGBTI. Importa também assim combater os seus mitos e preconceitos.

Isaac Humphries

Isaac Humphries, jogador de basquetebol do Melbourne United, foi elogiado pela sua coragem após sair do armário publicamente em novembro. Tornou-se assim no único jogador de basquetebol profissional masculino abertamente gay atualmente a jogar numa primeira liga no mundo.

O momento foi filmado quando Isaac Humphries falou com os seus colegas de equipa no balneário. Através de uma declaração divulgada pelo seu clube, o atleta de 24 anos anunciou que é gay, dizendo que passou por “tempos extremamente sombrios” na sua jornada, mas “agora está feliz” com quem é.

Eureka O’Hara

Já este mês, e depois de anos de descobertas e desafios em relação à sua identidade de género, Eureka O’Hara revela-se uma mulher trans.

Sinto-me abençoada agora, porque sei quem sou sem dúvida“, disse.

A jornada da identidade de género de Eureka começou quando ela era criança. “Só me lembro de ir dormir, chorar e rezar para acordar uma menina“, lembra a popular drag queen. Depois de muita pressão da família e até da equipa médica que a acompanhou, a artista conseguiu, por fim, reencontrar a sua identidade plenamente no final de 2022.

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%