Salete Campari: “A comunidade LGBTQIA+ do Brasil pode sentir-se livre, porque temos um presidente que respeita a diversidade”

Salete Campari: "A comunidade LGBTQIA+ do Brasil pode sentir-se livre, porque temos um presidente que respeita a diversidade"
Salete Campari na tomada de posse de Lula da Silva.

A drag queen Salete Campari esteve na tomada de posse de Lula da Silva e celebrou a diversidade da população brasileira perante o novo presidente.

Junto ao palácio presidencial em Brasília, Campari, formada em matemática e uma cara presente na televisão brasileira, esperava a chegada do novo presidente do país que venceu as eleições em outubro. Um novo presidente que trouxe uma enchente de diversidade nos cargos administrativos e de poder um pouco por todo o Brasil.

Agora a comunidade LGBTQIA+ do Brasil pode sentir-se livre, porque temos um presidente que respeita a diversidade. É tão importante. Todas são bem-vindas agora”, disse Campari.

Vi homens e mulheres trans, travestis, drag queens, pessoas com deficiência… havia pastores, padres e líderes religiosos afro-brasileiros”, disse o ativista negro da favela Rene Silva que também estava no meio da multidão que esperava Lula. “Vi o Brasil que conheço. Pudemos ver-nos”, acrescentou Silva. “Senti-me em casa.”

Nesse mesmo dia, durante o seu discurso de tomada de posse, o novo presidente do Brasil disse: “Governarei para todos, olhando para o nosso brilhante futuro compartilhado e não para um espelho retrovisor de divisão e intolerância.

O anterior presidente, Jair Bosolnaro, não compareceu à cerimónia como dita a tradição. Este é um homem que disse que “seria incapaz de amar um filho homossexual“, preferindo “que ele morra.

Lula da Silva foi o primeiro Presidente a abrir as portas do Palácio do Planalto em 2003 para dialogar com os movimentos sociais e criar programas voltados para o reconhecimento dos direitos LGBTI+.

Sinto-me incrivelmente feliz”, rematou Salete Campari enquanto esperava o início de mais um capítulo na história do Brasil.

Deixa uma resposta