“O Orgulho Contra o Conservadorismo”: Porto recebe ativistas no I Fórum LGBTQI+

"O Orgulho Contra o Conservadorismo": Porto recebe ativistas no I Fórum LGBTQI+
Pormenor do Cartaz I Fórum LGBTQI+ 2023 no Porto.

O Bloco de Esquerda e o o grupo parlamentar europeu THE LEFT organizam o I Fórum LGBTQI+, que terá lugar no Porto, a 11 e 12 de fevereiro. Com o lema “O orgulho contra o conservadorismo”, o Fórum é aberto à participação e juntará centenas de ativistas. 

Diz a organização que o movimento LGBTQI+, a par com o movimento feminista, tem sido o grande movimento de reação internacional ao crescimento do conservadorismo e da extrema-direita. Esta tendência foi visível na organização das primeiras linhas de resistência à eleição de Donald Trump nos EUA e de Jair Bolsonaro no Brasil, personificações grotescas do patriarcado, do preconceito sexual e de género.

Em Portugal, há 20 anos que as marchas do orgulho não param de crescer. Estas constituem o maior e mais descentralizado fenómeno de mobilização coletiva que existe atualmente no país, trazendo à rua dezenas de milhares de pessoas. Para lá do enraizamento no território, nomeadamente em lugares com pouca tradição contestatária, elas têm vindo a articular agendas políticas, conjugando a luta pela liberdade com a luta contra as várias formas de opressão e de exploração. São, ao mesmo tempo, cada vez mais políticas e cada vez mais festivas, por fazerem da celebração um protesto e da reivindicação política uma festa, por serem uma afirmação coletiva e um encontro no espaço público.

No I Fórum LGBTQI+, a participação de centenas de ativistas permitirá reforçar os laços e construir respostas conjuntas aos desafios do movimento. Com plenários, debates, workshops, festa e feira livre, a 11 e 12 de fevereiro, todos os caminhos do arco-íris vão dar ao Porto. A participação é livre, com inscrição obrigatória (aqui).

O programa será divulgado em breve.

Deixa uma resposta Cancel reply

Exit mobile version
%%footer%%