Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo: o filme com mais nomeações aos Óscares conta a história de luta por visibilidade e aceitação de uma filha queer perante a família

Joy (Stephanie Hsu) em Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo

Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo é o filme com mais nomeações nos Óscares de 2023. O filme tem como base a história de luta por visibilidade e aceitação de uma filha queer pela sua família.

Mas vamos por partes. Evelyn (Michelle Yeoh) é uma imigrante chinesa de meia-idade que é levada para uma aventura insana na qual ela sozinha pode salvar a própria existência. Para tal terá que explorar outros universos e estabelecer ligações com as vidas que ela poderia ter vivido.

O ponto de partida surge precisamente quando a filha de Evelyn, Joy (Stephanie Hsu), quer apresentar a namorada Becky (Tallie Medel), ao seu avô doente na festa de Ano Novo Chinês da sua família. Mas Evelyn está relutante em reconhecer a relação de Joy, deliberadamente tratando Becky por “ele” em vez de “ela”. Além disso há uma certa chantagem na sua abordagem com a filha: “tens muita sorte que a tua mãe esteja aberta a que namores uma rapariga“.

Quando Becky finalmente conhece o avô Gong Gong (James Hong), Evelyn diz que é simplesmente a “boa amiga” de Joy. Joy sente-se profundamente magoada e chora por tal negação.

A partir daqui Evelyn entra numa encruzilhada para salvar o mundo como metáfora de mundos paralelos. No percurso a própria precisará entender se salvar o mundo é, na realidade, salvar o seu mundo e livrar-se dos seus próprios demónios. E isso passará pela aceitação da filha Joy e de Becky.

Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo recebeu 11 nomeações nos Óscares

Stephanie Hsu, Michelle Yeoh e Ke Huy Quan.

Com um elenco brilhante, destacam-se ainda o regressado kid star Ke Huy Quan (sim, o miúdo do Indiana Jones, aqui como pai de Joy) e a inesperada Jamie Lee Curtis num delicioso papel como técnica de impostos. Se juntarmos aqui uma história de mundos paralelos e a busca pela nossa melhor versão, temos um dos filmes mais inspirados dos últimos anos. A dupla criativa Dan Kwan e Daniel Scheinert tem o mérito como argumentista e realizadora.

São 11 as nomeações que Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo recebeu nos Óscares, mais que qualquer outro filme este ano. A cerimónia acontecerá no dia 13 de março em Los Angeles e poderá voltar a ver uma história queer entre as vencedoras.

O filme vai estrear no pequeno ecrã em Portugal no dia 27 de janeiro no TVCine Top às 21h30.

Exit mobile version
%%footer%%