
O futebolista profissional checo Jakub Jankto, a jogar presentemente no Sparta de Praga, assumiu a sua homossexualidade. O jogador de 27 anos diz pretender viver a vida “sem medos, preconceito e violência, mas com amor” e torna-se assim num dos mais reputados futebolistas a sair do armário.
O jogador junta-se a nomes como o do australiano Joshua Cavalo ou o inglês Jake Daniels que orgulhosamente assumiram a sua homossexualidade enquanto jogadores profissionais.
“Não quero esconder-me mais”, disse e reforçando que pretende viver a sua vida com “liberdade” e sem medos.
Tanto o Sparta de Praga, que atualmente representa, como o clube que o emprestou, o Getafe, publicaram manifestações de apoio ao médio. Também a Liga Inglesa respondeu ao anúncio do médio com uma declaração de que “o futebol é para todas as pessoas”.
“De Getafe dos adeptos ‘azulones’, sentimo-nos muito orgulhosos deste passo importante na tua vida. Sem dúvida que serás um exemplo para muitos meninos e meninas, que amam a modalidade e agora, graças a ti, também não terão de esconder-se”, declarou a autarca de Getafe, Sara Hernández.
Aos 27 anos, a carreira de Jankto já passou por 45 internacionalizações pela República Checa, tendo participado no Euro2020 e por clubes em Itália. Esta época soma 10 encontros pela formação da capital.
O coming out de Jakub Jankto foi feito num vídeo partilhado nas suas redes sociais:
1 comentário