André Murraças dá Seminário sobre a Historiografia Queer Portuguesa

O Encenador, dramaturgo André Murraças tem desenvolvido projectos associados à história LGBTQ+ portuguesa. Na continuação do seu trabalho irá dar um seminário através da Acesso Cultura onde abrirá algumas portas para uma historiografia queer portuguesa.

Inserido numa série de seminários online sobre diversidade e inclusão, “Portas para uma historiografia queer portuguesa” pretende realçar a importância da História não contada e o impacto de determinados objetos artísticos como portas de entrada e saída do universo Queer português. O seminário acontecerá nos dias 15 e 16 de março, entre as 18h e as 20h.

Com ponto de partida na sua experiência pessoal como dramaturgo e encenador no encontro com esses acontecimentos (nem sempre visíveis) e da fruição de algumas obras artísticas nos anos 1990. Procurará perceber que choques foram contra uma sociedade normativa e a sua relevância para o seu desenvolvimento artístico.

Para reflectir sobre como nos relacionamos com a História Queer portuguesa escondida e a memória pessoal serão mencionadas diversas obras. Filmes do Repórter X, o romance O Barão de Lavos (obra escandalosa de Abel Botelho, que data 1891 e onde se vê das primeiras representações homossexuais na literatura portuguesa). Também A Confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro (com um sinistro trio amoroso nunca antes visto). Passando ainda pela polémica da Literatura de Sodoma (que contou como intervenientes António Botto, Raul Leal e Judith Teixeira), o caso Valentim de Barros, terminando nos shows travesti do Finalmente. Não será esquecida a relação da SIDA com as artes em espectáculos como, por exemplo, em Terminal BarA minha Noite com Gil, ou Angels in America, Miss Coco Peru e The Night Larry Kramer Kissed Me

Questiona André Murraças, que efeitos tiveram estes acontecimentos e objetos artísticos nas nossas vidas? Que nos dizem eles da sua época e como nos ajudaram a definirmo-nos como pessoas, artistas e cidadãs?


Data:
15 e 16 de março (18h-20h)

Preço:
Normal / Estudante/ Desempregada: €12
Associada da Acesso Cultura: €8

Inscrições na Acesso Cultura.

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%