Braga: Festival Política regressa para falar da Pós-Democracia com destaque queer imigrante, cinema e festa drag

Após um fim de semana intenso em Lisboa, o Festival Política sobe a Braga, de 4 a 6 de maio no Centro de Juventude.

Durante três dias, com a Pós-Democracia enquanto tema central, a capital do Minho recebe um programa inclusivo e de entrada livre que se foca na defesa do sistema democrático e na promoção da cidadania, da intervenção cívica e dos direitos humanos.

As canções de José Mário Branco interpretadas por JP Simões, o espetáculo que celebra Natália Correia, a “Edição quase quase política” dos prémios Monstros do Ano com Fernando Alvim, e o Cara-a-cara com pessoas deputadas são alguns dos momentos a não perder.

Além destas propostas são também estes os destaques queer propostos pelo Festival Política:

Destaques do Festival Política

4 de maio

18h

“A gente só existe porque se reinventa”: a criatividade fundamental à experiência brasileira em Portugal — conversa
1º piso – sala de convívio. Gessica Borges, mulher negra, académica e ativista, convida Rodrigo Ribeiro Saturnino aka ROD, pesquisador e artista visual, para uma conversa sobre as nuances da experiência imigrante em Portugal. Com interpretação para LGP.

19h 

Sessão “Especial Brasil” — cinema + conversa
1º piso – sala convívio. Após a exibição das duas curtas segue-se uma conversa com Kitty Furtado, investigadora do projeto MigraMediaActs, da Universidade do Minho.. Com interpretação para LGP.


“Seremos ouvidas”, Larissa Nepomuceno, 13’ (Brasil)
Como existir numa estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, partilham as suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

“Paulo Galo: Mil faces de um homem leal”, Iuri Salles e Felipe Larozza, 19’ (Brasil)
Paulo ‘Galo’ Lima ganhou destaque com o movimento dos entregadores antifascistas e, em 2021, foi preso após a ação que ateou fogo na estátua do Borba Gato, em São Paulo. Para ele, ‘faltou tempo’ dentro da cadeia. Conheça a verdadeira história de Galo.

6 de maio

17h30 

Disque.pt — festa
Terraço. A maior produtora de festas LGBT+ e eventos para a comunidade Brasileira imigrante em Braga marca presença no Festival com um DJ Set de Lucas de Freitas e a performance DisquePOP da drag queen Mango Green. É para dançar.

A programação completa do Festival Política em Braga pode ser consultada no site do festival.


Festival política

A esQrever é parceira à comunicação do Festival Política.

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%