França: Futebolistas afastados de jogo após recusarem participar em campanha contra a homofobia

A dias do Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia, Bifobia e Interfobia (IDAHOBIT), o clube de futebol francês Toulouse afastou vários jogadores para um jogo depois destes se recusarem a participar numa campanha de sensibilização.

O clube francês explicou que alguns atletas não concordaram com “a associação da sua imagem às cores do arco-íris que representam o movimento LGBT“.

Embora respeitando as escolhas individuais dos seus jogadores, e após inúmeras trocas, o Toulouse Football Club optou por excluir esses jogadores do jogo”, acrescentou o clube.

As equipas francesas de futebol que jogam nas duas principais divisões do país foram convidadas a usar números com as cores do arco-íris e a segurar banners como forma de chamar a atenção para o IDAHOBIT.

A campanha gerou também descontentamento no clube Stade Brestois que criticou a promoção da iniciativa quando a época caminha para o fim. Na sua visão, a ausência de alguns jogadores poderá ser decisiva nos últimos jogos e nas contas finais da época.

Podem ver que há jogadores que têm problemas com isto. Todos são livres para expressar opinião. Pessoalmente, não tenho qualquer problema com isto. Mas há jogadores que podem ter. Por isso, não devem agendar esta campanha num momento em que é sabido que alguns jogadores lutam para evitar a despromoção. Poderiam fazê-lo em dezembro, setembro“, argumentou o treinador Eric Roy.

O Governo francês defendeu entretanto que seja imposta uma sanção aos futebolistas que recusaram actuar com as cores do arco-íris nas camisolas. “O objectivo da campanha era passar uma simples mensagem contra a discriminação, algo essencial num país como a França, que defende e promove os direitos humanos. Por isso, os jogadores que recusaram fazê-lo devem ser sancionados”, afirmou a ministra francesa do Desporto, Amélie Oudéa-Castera.

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%